Por Renan Medeiros, interino*
Notícia atualizada às 18h58min
Acostumada a viajar pelo país há dez anos, a artesã Andrea Branco Albuquerque está em Criciúma e não vai deixar o município até reencontrar a cadela Jujuba, que sumiu na cidade. A cachorrinha acompanha a dona nas idas e vindas por todas as regiões do país. Ela foi vista pela última vez nas proximidades da rodoviária (a cadela foi encontrada na tarde desta quinta, confira a atualização no fim do texto).
Continua depois da publicidade
— Adotei lá em Blumenau. A dona queria se desfazer dos cachorrinhos que tinha, e adotei a Juju, que tinha três semanas de vida. Foi alimentada e cuidada com todo o carinho, como tinha sido feito até hoje — diz Andrea.
A dona, o companheiro e Jujuba chegaram a Criciúma domingo (28) à noite e pretendiam ir a Imbituba, onde vão passar parte do verão. Mas, na madrugada de terça, a cachorrinha sumiu e não voltou mais. A viagem está interrompida desde então.
Continua depois da publicidade
Andrea deixou a profissão de professora de biologia em 2008, quando resolveu percorrer o país vendendo artesanato. Fiel escudeira, Jujuba esteve com ela em várias viagens de carro, ônibus e de barco – às vezes, até com passagem paga por Andrea.
— A Jujuba é parte da nossa família. Nós nos preocupamos sempre, principalmente porque ela não pode fazer nada sozinha e depende sempre da gente. É castrada e sempre fazia visitas ao veterinário. Ela é muito feliz comigo — lembra Andrea.
Veja outras publicações de Lariane Cagnini
ATUALIZAÇÃO:
Jujuba foi encontrada sã e salva na tarde desta quinta-feira, em frente à Pizzoni Materiais de Construção, no Rio Maina, em Criciúma, depois que a história foi contada no Jornal do Almoço, da NSC TV.
— Contaremos por todo o Brasil a história de Juju em Criciúma e das pessoas maravilhosas que tanto nos ajudaram — agradece Andrea.
Continua depois da publicidade
