O Ministério da Saúde confirmou o credenciamento do Hospital São José (HSJ), de Criciúma, como instituição apta a realizar transplante de rins. A autorização foi encaminhada para o Diário Oficial, e deve ser publicada em no máximo 15 dias. A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira pelo secretário executivo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Acélio Casagrande. O hospital será o primeiro no Sul do Estado a oferecer esse procedimento.

Continua depois da publicidade

Até então, o Hospital São José possui credenciamento somente para realizar transplante de córneas, e de acordo com a SC Transplantes, foram duas cirurgias desse tipo no ano passado. Com a habilitação para o transplante de rins, uma equipe multidisciplinar de pelo menos 20 pessoas está capacitada para realizar o procedimento, informa o diretor técnico do HSJ, Raphael Elias Farias.

Com o serviço ativo em Criciúma, os pacientes renais do Sul do Estado terão acesso a um atendimento mais próximo, defende o gerente da SC Transplantes, Leandro Silva Botelho. Ele reforça que, uma vez realizada a cirurgia, o acompanhamento é para o resto da vida, o que pode ser facilitado ao encurtar a distância percorrida pelo transplantado até os locais de referência.

Em Santa Catarina, instituições de saúde em Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Jaraguá do Sul estão habilitadas a realizar transplantes de rins, órgão que lidera a fila de espera no Estado. No último levantamento, realizado em novembro do ano passado, 302 pessoas aguardavam por essa cirurgia.

Para encaminhar o pleito do Sul do Estado, uma comitiva se reuniu na manhã desta terça-feira com a coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Daniela Salomão, em Brasília. Além de Casagrande, o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, o presidente do Legislativo de Criciúma Miri Dagostin e o diretor de Relações Institucionais do Hospital São José, Altamiro Bitencourt, participaram do encontro.

Continua depois da publicidade