Nos primeiros oito meses do ano, Criciúma registrou uma média de 9,5 veículos roubados por mês, segundo dados da Divisão de Repressão à Roubos (DRR). Por meio de investigações da Polícia Civil e prisões de envolvidos nesse tipo de crime, os últimos quatro meses apresentam números positivos. O índice de roubo caiu para um veículo/mês, diminuição de 90%. Uma quadrilha especializada em roubos de caminhonetes na região de Criciúma e Tubarão também foi desmantelada.
Continua depois da publicidade
A DRR, sob o comando do delegado Yuri Miqueluzzi, é parte integrante da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma. A análise dos números apontou para uma manutenção dos resultados positivos registrados nos últimos anos, e também para a queda no número de roubos em geral, furtos em geral e ainda de delitos com a utilização de arma de fogo, que apresentou queda de 58% no acumulado do ano em relação a 2017.
— Houve diminuição em 40% das ocorrências de roubos no segundo semestre anual. Ainda, o número de roubos em residências apresentou uma redução de 60% e em comércios uma queda de 66% — destaca o delegado no relatório.
A resolução dos casos também chama a atenção. Os dois latrocínios registrados na cidade nos últimos dois anos foram esclarecidos, com a prisão dos 12 envolvidos. A integração com as demais forças de segurança, segundo o delegado, também contribui para esses números. Além do trabalho ostensivo da Polícia Militar, a atuação do Instituto Geral de Perícias e do Serviço Aeropolicial (SAER ), o poder Judiciário tem sido um importante aliado no combate ao crime.
Continua depois da publicidade