Uma criança de 11 anos, moradora de Sombrio, morreu após sofrer descarga elétrica na tarde desta segunda-feira. Segundo informações da Polícia Militar, Carlos Manoel da Rosa Inácio encostou no motor que bombeava água para um açude, que ficava nos fundos da residência da família, e levou um choque. O pai dele, Marcion da Rosa Inácio, foi socorrer o menino e também sofreu a descarga.

Continua depois da publicidade

A PM informou que ao chegar na casa, que fica no bairro Boa Esperança, o adulto já respirava mas a criança estava em parada cardiorrespiratória. O cabo Pimentel iniciou a massagem de reanimação, até a chegada do Samu. O Corpo de Bombeiros prestou atendimento a Marcion, e os dois foram encaminhados ao Hospital Dom Joaquim. A criança não resistiu ao choque, e o pai está fora de perigo.

A Polícia Civil realizou perícia no local na manhã desta terça-feira. De acordo com o delegado Luís Otávio Pohlmann, de Sombrio, a primeira hipótese é de morte acidental. Porém, não está descartada a possibilidade de homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. Nesses casos, a morte pode ter sido ocasionada por negligência, imperícia ou imprudência na instalação do equipamento, por exemplo.

Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano passado 1.387 pessoas morreram no Brasil vítimas de choque elétrico. Em Santa Catarina foram 31 casos.

Continua depois da publicidade