Na última grande apreensão de drogas registrada em Criciúma, foi a pastora alemã Flecha quem localizou 11 quilos de maconha escondidos em um apartamento. A parceria do 9º Batalhão da PM, com os colaboradores de quatro patas, já registrou número recorde de apreensões este ano. Até agora foram 248 quilos entre maconha, cocaína e crack, diante dos 224,5kg recolhidos no ano passado.

Continua depois da publicidade

A Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) de Criciúma comemora os números, e destaca a importância dos animais para o trabalho policial. São dez cachorros treinados para atuar na busca por drogas, perseguição e captura de suspeitos ou pessoas desaparecidas, além da atuação social. Um desses animais é "voluntário" no projeto de cinoterapia, que ajuda crianças com autismo a trabalhar a interação social.

A última novidade do canil é que um dos cães agora é treinado para encontrar explosivos. Todos eles são adestrados em um programa de médio prazo, respeitando as habilidades de cada animal e com tratamento humanizado.