Sempre que se fala de contos infantis, seja de fadas, ou em geral, há o pensamento de entreter e divertir as crianças. E se eu lhe disser que essas histórias são mais que um instrumento de diversão, sendo capazes de auxiliar no desenvolvimento humano? Prova disso é o livro "Contos que Curam", escrito pela palestrante, escritora e coach de pais e filhos Grazi Rodrigues, de Florianópolis, em parceria com as escritoras Claudine Bernardes, Flávia Gama e outras 20 profissionais.
Continua depois da publicidade
Na obra, elas explicam o poder terapêutico da "contoexpressão", que usa história como ponto de partida para trabalhar tópicos de educação emocional e terapia. O livro reúne estudos, contos e oficinas de um grupo de especialistas para apresentar os significados e também as mensagens que as histórias transmitem, tanto para a "mente consciente", quanto para a "inconsciente". Segundo as autoras, "crianças, adolescentes e adultos conseguirão ver as suas preocupações e desejos expressos".
O público entenderá que os contos possuem ao menos cinco funções ou utilidades que influenciam a vida do ser humano: 1) Mágica: estimular a imaginação e a fantasia; 2) Lúdica: entreter e divertir; 3) Ética: transmitir ensinamentos morais e identificar valores; 4) Espiritual: compreensão de verdades metafísicas e filosóficas; 5) Terapêutica: encontrar nos personagens e situações referências para a vida, além da orientação para compreender o mundo interior e os conflitos.
O leitor encontrará temas relevantes no livro, como: autoaceitação, autoconhecimento, resiliência, gratidão, resignificação, empoderamento e amor. A obra está disponível em todas as livrarias do Brasil (inclusive nas lojas online) a preços que variam entre R$ 35 e R$ 40.
Continua depois da publicidade