Você lembra o que mais queria ganhar de presente de Natal quando tinha 11 anos? Hoje eu trago a história de um menino que hoje, nesta idade, quer algo que vai muito além de brinquedos: o sonho do jovem Radwan Hassan é poder ouvir melhor. Ele foi “descoberto” pela entidade Círculos de Hospitalidade, de Florianópolis, que dá apoio e facilita a integração de refugiados e imigrantes em Santa Catarina. A coordenadora do projeto, Bruna Kladetz, esteve no campo de refugiados Bour El Barajneh, no Líbano, e conheceu a história deste menino sírio.
Continua depois da publicidade
Aos três anos, ele perdeu o pai e ficou com sequelas físicas durante os bombardeios em Allepo, uma cidade destruída pela guerra. A mãe fugiu para o Líbano com Radwan e seus dois outros filhos. Apesar das condições desumanas do campo, agora com 11 anos, o garoto estuda no Centro Noor para Apoio Acadêmico. Um dedicado professor percebeu que ele tinha dificuldades de acompanhar a aula. Examinado pelo médico, o diagnóstico: o garoto tem apenas 12% da audição num ouvido e 35% no outro. O rompimento do tímpano e lesão do nervo auditivo é uma trágica consequência muito comum entre crianças expostas às explosões na Síria.
Vamos ajudá-lo?
Comovidos com a história de Radwan, os integrantes da Círculos de Hospitalidade estão fazendo uma vaquinha para conseguir os R$ 6 mil necessários para um aparelho de surdez, mais as consultas e o acompanhamento. A ajuda pode vir através do deste link ou da compra da boneca decorativa Zola (A pacífica), que retrata as vestes e a cultura africanas, feitas artesanalmente pelos voluntários da entidade. Contato com Bruna pelo celular (48) 99800-5255. Mais informações sobre a entidade no site.
Na torcida por você, amigo!
Continua depois da publicidade