Quatro anos atrás, quando o então pequeno João Vitor Loch, morador de Palhoça, entrou na minha vida (profissional e pessoal) eu nem imaginava o quanto a história dele iria transformar a minha! Condenado pelos médicos, com câncer no fígado, ele precisava urgente de um doador compatível pra salvar sua vida e encontrou no anjo chamado Tatiana Lessa a oportunidade de nascer de novo — e fazê-la renascer também.
Continua depois da publicidade
Foram meses acompanhando a batalha destes dois, numa infinidade de idas e vindas, momentos de desespero e esperança que me ensinaram o quanto a vida fica mais leve quando se tem fé, propósito e amigos. Um encontro que sensibilizou nosso Estado e o Brasil e que acaba de ganhar um novo capítulo…
De João para João
Que felicidade voltar à casa do menino que ganhou o mundo com sua força e vontade de viver, vendo que ele só melhora, dia a dia. Aos 8 anos, está na tão sonhada escola, com saúde plena, esbanjando energia… Uma vibração de superação que agora vai inspirar um outro menino, que também se chama João Vitor (de Amorim) e luta pela vida, como seu xará já lutou.
Esse João tem 5 anos, mora no bairro Estreito, em Floripa, foi “condenado” pelos médicos, mas segue firme! Ele tem AME Tipo 1, uma doença degenerativa rara que prejudica movimentos e respiração e pode levar à óbito se não tratada a tempo. Aliás, o irmão mais novo acaba de ser diagnosticado com o mesmo problema e a família batalha para angariar cerca de R$ 6 milhões e poder comprar o medicamento Spinraza, que faz com que a doença se estabilize.
Continua depois da publicidade
Um menino falante, que vive praticamente deitado, mas que nos “levanta” no primeiro olhar ou sorriso: um novo João, novamente transformando minha vida! Com ele, venho aprendendo o quanto precisamos de pouco para viver — tudo pra esse anjinho é motivo de celebração, inclusive a visita que ele acaba de receber…
Vem aí…
Nossa equipe do Jornal do Almoço decidiu promover o encontro destes dois “Joões”: o que já venceu e o que, temos fé, vai vencer! Uma forma de mostrar o quanto o verdadeiro presente reside em nós, nas nossas atitudes, na nossa história — que pode inspirar tantas outras.
E que honra ser escolhida pela equipe como o “elo” pra que isso acontecesse: a criança ali, no fim das contas, era eu. Saí das gravações de alma lavada… E estou louca pra mostrar tudo pra vocês! Quando? No dia de Natal, no seu JA, ao meio dia, na NSC TV. Um dica: prepare o lenço! É lindo demais!