São comuns nesta época, com a chegada de um novo ano, as previsões e profecias, numa tentativa de adivinhar o que vem por aí. E com muito respeito a todos que trabalham nesta área, venho propor uma nova visão — e guiada por quem há 30 anos é uma estudiosa, não só do comportamento e desenvolvimento humano, como dos ciclos do tempo (com aprofundamento científico) e sobre como podemos melhor aproveitar cada ano, com a qualidade que ele traz. Sim, cada ano tem sua qualidade!
Continua depois da publicidade
Apresento a você a mestra Márcia Lerinna, CEO da Empresa Tser Programas de Desenvolvimento, que atua mundialmente e que tem sede em Florianópolis e São Paulo. Conhecida por seus alunos (eu sou uma delas) como uma “orientadora de almas”, Márcia é também mentora de executivos de primeiro nível, com foco em decisões estratégicas. Foi ela quem escolhemos para conversar sobre o que 2018 nos traz. Tudo vai ao ar no nosso Show da Virada, programa especial da NSC TV que será exibido durante a passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro. Mas já adianto a essência da conversa por aqui…
Ter paz ou razão?
Segundo Márcia, 2018 ainda será um ano do que ela chama de “caos”. “Uma bagunça necessária para se arrumar a casa, como quando a gente faz uma faxina. E isso é muito positivo, se encararmos que é momento de limpeza, de deixar o velho ir”, diz ela. Também será um ciclo onde os relacionamentos estarão em alta, com muita intensidade, e, nesse sentido, nossa responsabilidade será ainda maior.
“É um ano em que precisamos nos conhecer muito bem para entender como estamos e como reagimos ao que nos acontece. Vai ser escolha nossa ter paz ou ter razão. Ou seja: se você sente que está mais raivoso, sem paciência ou com energia mais densa, vá primeiro desaguar todo este sentimento pra depois voltar à cena com as pessoas à sua volta — o exercício físico, uma meditação, um ficar só, pode ser uma boa saída. Se este trabalho não for feito, as brigas e desentendimentos serão uma constante. Da mesma forma, ao sentir-se bem, corra para o abraço, multiplique essa energia boa — estaremos intensos para o bem e para o mal”, explica a orientadora.
Continua depois da publicidade
Vibrando para o alto
Márcia deixa bem claro o quanto precisamos cuidar com o que vibramos para a vida – ela vai vibrar no mesmo sentido para a gente! “A qualidade dos nossos pensamentos, o cuidado pra não cair no papel de vítima, pra não ceder a fofocas ou a qualquer coisa que nos puxe para baixo é o que vai fazer nosso ano especial. 2018 chega com a qualidade de abrir espaço para os bons sentimentos, para a intensidade das coisas boas e parcerias, mas se não estivermos sintonizados com o que ele traz, o contrário passa a valer”, completa. Ou seja, o ano será o que fizermos dele a partir de nós — a gente escolhe! E meu maior desejo é que seus próximos 365 dias sejam das melhores escolhas — e que uma das mais especiais seja a de manter firme essa nossa parceria inigualável! Feliz novo ciclo pra nós!
Leia mais da coluna de Laine Valgas
Acompanhe notícias sobre emprego e carreira no Espaço do Trabalhador da Hora
Leia também:
Florianópolis tem vários pontos de congestionamento na última sexta-feira do ano
Feriadão de Ano-Novo: saiba o que abre e o que fecha em Florianópolis