Se setembro é amarelo, na prevenção ao suicídio, ele também é verde – na luta contra o câncer de intestino: o segundo mais frequente entre as mulheres e o terceiro mais diagnosticado entre os homens brasileiros. Ele pode ser prevenido por meio da colonoscopia – o problema é a espera por esse exame na rede pública. Para você ter uma ideia, aqui em Santa Catarina, mais de 5 mil pacientes estão na fila!
Continua depois da publicidade
Por isso, profissionais de saúde aproveitam a Campanha Setembro Verde para alertar a sociedade e as autoridades sobre a importância da prevenção do câncer colorretal – 90% dos casos podem ser evitados com isso.
– Geralmente, a doença é precedida de um pólipo que demora para se desenvolver. Pela conoloscopia é possível identificá-lo antes que se torne maligno – afirma a coloproctologista Juliana Stradiotto Steckert, de Florianópolis, que acrescenta.
– A colonoscopia deve ser realizada em todas as pessoas a partir dos 45 anos e em caso de histórico da doença na família, a orientação é que seja feito 10 anos antes da idade do familiar quando diagnosticado com câncer.
Vem aí um mutirão
Para alertar sobre a fila de mais de 5 mil pacientes que aguardam pelo exame no Estado, um grupo de 20 médicos voluntários e engajados na campanha realizará em 29 de setembro um mutirão de colonoscopia, no Hospital Universitário (HU). A meta é atender pelo menos 50 destes pacientes que estão na fila do SUS. Em tempo: no ano passado, 52 pacientes foram submetidos à colonoscopia durante o mutirão – 31 deles pela primeira vez. Foi possível diagnosticar dois casos de câncer e 49 pólipos foram localizados e retirados.
Continua depois da publicidade
Como prevenir?
Além da predisposição genética, o câncer colorretal tem relação com o estilo de vida, e está mais presente nas regiões Sul e Sudeste do país. O coloproctologista Alvaro Steckert Filho, também da Capital, explica que a doença acomete na maioria das vezes pacientes que consomem muita carne vermelha e processada, são obesos e sedentários, ingerem álcool e fumam tabaco.
– Ter uma vida saudável e realizar a colonoscopia reduz em muito as chances de desenvolver o câncer colorretal. É muito comum os pacientes terem vergonha de realizar o procedimento e, até mesmo, comentar sobre seus problemas de intestino. É importante destacar que o diagnóstico tardio pode prejudicar em muito no tratamento e inclusive resultar na morte – comenta.
Intestino gigante
A mais lúdica das atividades do Setembro Verde será realizada entre 14 a 16 de setembro, no Floripa Shopping, onde será colocado um intestino gigante que permite a observação do órgão e como as doenças se instalam.
A estrutura inflável tem 13 metros de comprimento e terá orientação durante seu percurso por médicos e estudantes de medicina. Informe-se e participe! Mais informações acesse www.campanhasetembroverde.com.br.
Continua depois da publicidade