A semana começa com resultados, mostrando o quanto a nossa parceria é mesmo especial! Dias atrás trouxemos a indignação de moradores do bairro Nossa Senhora do Rosário (Floresta, em São José) com uma empresa de limpeza de fossas na região, que é residencial. Segundo eles a empresa lavava os caminhões no terreno e colocava as mangueiras de dejetos conectadas na rede de esgoto. “Sem contar que os veículos circulavam pelo bairro escorrendo líquidos fétidos e contaminados nas calçadas e ruas, onde crianças e animais brincam e caminham”, denunciavam.

Continua depois da publicidade

E a resposta da Prefeitura acaba e chegar:

— Depois da publicação feita nesta Coluna, diligências foram feitas no local, com equipes de fiscalização da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos e Vigilância Sanitária.

De acordo com a avaliação da Susp, o imóvel está situado em local de zoneamento ARP – Área Residencial Predominante, onde a atividade de desentupidora (serviços profissionais) é considerada tolerável, mas não é permitida a realização de tratamento de esgoto e transporte, tampouco a instalação garagens e frotas de caminhões.

— A equipe identificou que o alvará de funcionamento estava vencido e que o mesmo autorizava apenas a realização de serviços profissionais e não o tratamento de esgoto, sendo que esta atividade não foi identificada no local. Além da irregularidade quanto à validade do alvará, foi identificado o exercício da atividade de garagens de frotas e transporte rodoviário de resíduos, sendo que ambas não são permitidas no local. O responsável foi notificado para realizar as devidas adequações, bem como deixar de exercer as atividades estranhas ao permitido, sob pena de multa e demais procedimentos administrativos. Foram detectadas irregularidades e as devidas medidas já estão sendo adotadas formalmente pela equipe”.

Continua depois da publicidade

E a história não acaba por aqui: junto com nossos leitores permanecemos de olho, até que tudo seja definitivamente “colocado seu lugar”.

Leia mais colunas da Laine Valgas