Há 19 anos, quando chega dezembro (e até muito antes disso), ele “sai da pele” de José Ricardo Stefen, que tem como profissão motorista de caminhão, e assume o papel que mais ama: o de papai noel. A brincadeira, que nasceu de uma promessa, virou coisa muito séria na vida deste nosso leitor, morador do sul da ilha.
Continua depois da publicidade
> Campanha Papai Noel dos Correios será digital por causa da pandemia
— Já não compreendo mais minha vida sem terminar meu ano levando ao menos um pouco de alegria, e despertar de sorrisos, às famílias que atravessam tantos desafios, dia após dia — diz Ricardo.
Este ano, ele também precisou se reinventar: está se adaptando à todas regras da pandemia, pra garantir a festa, do melhor jeito, dentro do que dá.
> NSC TV lança sétima edição do projeto Árvore do Bem
Continua depois da publicidade
— Eu não posso desistir: tem gente contando comigo e me corta o coração só de pensar e não poder corresponder a tanto carinho — conta.
Então, se em anos anteriores Ricardo já precisava da nossa ajuda, agora mais ainda…

Esse fusca não pode parar!
Projeto “Papai Noel SC”

Lá se vão quase duas décadas em que o “Papai Noel SC” comanda uma grande carreata de amor, percorrendo as ruas com um trenó diferente: um fusquinha, que foi reformado com muita ajuda de gente do bem.
> Qual o dia certo de montar a árvore de Natal em 2020?
> Biscoitos decorados de Natal podem ser renda extra no fim do ano
É ele quem vai a frente dos caminhões de presentes, turbinado com equipamento de som individual, iluminação de led, máquina de fumaça e de bolinha de sabão, levando alegria a famílias de bairros como Carianos, Costeira, Rio Tavares, Saco dos Limões e até o Alto da Caiera do Saco dos Limões, além do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Hospital Universitário, creches, asilos e orfanatos da Capital e da Grande Florianópolis. Para isso, Ricardo sempre conta com uma grande ação entre amigos, rifas e pequenos patrocínios de lojas locais.
> Melhores filmes de Natal para assistir no Netflix em 2020
— Só que este ano ficou muito difícil pra todo mundo, Laine. Tenho amigos que me ajudam muito, mas preciso de mais apoio pra manter esta ação que pra mim é propósito de vida — diz Ricardo.
Continua depois da publicidade
Talvez ele não consiga repetir a façanha de anos anteriores, quando entregou 3 mil brinquedos, mais 3 mil sacos de bala para crianças e adultos, de todas as classes e idades.
— Vamos fazer o que podemos, com o que temos – mas vamos fazer! — afirma.
> Árvore de Natal: conheça a história e o significado
Para que essa festa seja mesmo inesquecível, nosso Noel ainda precisa de doações de presentes, balas, pipocas, pirulitos e brinquedos. Quem quiser contribuir pode ligar pra ele no (48) 98464-3057 ou entrar na página Papai Noel SC no Face e Instagram. Ele também criou uma vaquinha virtual, onde você pode doar a quantia que quiser e puder. Clique aqui.
> Coronavírus muda rotina do Papai Noel no Natal da Grande Florianópolis
— Iremos fazer um natal sem aglomeração e com todos os cuidados sanotários. Avisarei dia e hora por onde passarei, para que as crianças e família fiquem em frente de suas casas – manteremos distância, mas entregaremos as lembranças. Fotos, só de longe…mas com o coração muito próximo— completa.
Topa entrar nessa com ele?