Você gosta de uma boa ostra, marisco e frutos do mar em geral? E sabe o caminho que estes alimento percorreram até chegar à sua mesa? A maioria de nós desconhece! E é para resgatar o valor dos trabalhadores do mar, sobretudo os da maricultura, que surgiu o projeto OSTRAbalhadores. Por meio de fotos, o trabalho quer mostrar o dia a dia dos maricultores sócios da Associação de Maricultores do Sul da Ilha (Amasi), suas dificuldades e perigos enfrentados.
Continua depois da publicidade
Vale ressaltar que esta atividade é de extrema importância sociocultural para Florianópolis, mas ainda pouco valorizada pelo poder público. Como consequência, temos gerações inteiras que desconhecem por completo as atividades artesanais como a pesca e a maricultura da Capital. “As pessoas nem imaginam a realidade enfrentada pelos produtores, que trabalham todos os dias de sol a sol ou em condições de tempo não favoráveis. É como se esse trabalho árduo não fizesse parte da realidade deles”, contam os organizadores, que pedem a nossa ajuda….
VAMOS COLABORAR?
A ideia é reunir as belas fotos produzidas pelo fotógrafo Anderson Barbosa e imprimir fotolivros com imagens inéditas do dia a dia dos maricultores. E, pra isso acontecer, foi criada uma vaquinha on-line, na qual é possível doar qualquer valor.
Este é o site da vaquinha e a meta é arrecadar R$ 10 mil. Com a impressão e posterior venda dos livros, uma parte será revertida para a Amasi. Mais informações pelo telefone (48) 2332-4972 ou na página OSTRAbalhadores no Facebook.
Confira mais notícias da Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade