Não sei se você sabe, mas, em Florianópolis, mais de 100 crianças estão acolhidas em instituições. Muitas delas _ com idade mais avançada – não terão oportunidade de serem adotadas, pois não existe perfil de pretendentes no Cuida _ Cadastro Único de Adoção. Por esse motivo, os abrigos estão promovendo o Programa de Apadrinhamento Afetivo, que busca estimular a convivência familiar e comunitária – e contando com a nossa ajuda!
Continua depois da publicidade
As crianças e adolescentes terão a oportunidade de ampliar suas vivências socioafetivas, conhecer, participar, interagir com a rede familiar e de amigos de seus padrinhos, proporcionando vínculos extra-abrigo. Eles participarão da dinâmica e do cotidiano de seus padrinhos, estabelecendo trocas, experimentando outras oportunidades _ diferentes das que estão habituados no contexto institucional.
Novos vínculos
Há diferentes formas de apadrinhamento: o afetivo, com vínculo direto com a criança/adolescente; o financeiro, por meio de recursos financeiros destinados diretamente à criança/adolescente, sem necessidade de desenvolver vínculos afetivos; e o de prestação de serviços, para atender as demandas dos abrigos.
A psicóloga Sabrina Pfeiffer Busato destaca de que este programa pode auxiliar crianças e adolescentes a ressignificarem suas histórias, através da formação de novos vínculos afetivos. "Será um troca de experiência para todos os envolvidos e uma forma de abrir novas oportunidades àqueles que muitas vezes são invisíveis à sociedade".
Pré-requisitos:
– Idade mínima: 25 anos;
Continua depois da publicidade
– Pessoas físicas ou jurídicas;
– Disponibilidade para participar do processo de preparação e seleção;
– Disponibilidade para convívio semanal e/ou quinzenal com o afilhado;
– Ter apoio dos familiares para o desenvolvimento do projeto;
– Não estar inscrito no Cuida _ Cadastro Único de Adoção;
– Residir na Grande Florianópolis;
– Participar da capacitação e reuniões de alinhamento;
Inscrições:
As inscrições para o programa são gratuitas e estão abertas até o dia 1° de novembro pelo site Casa Lar Semente Viva. A primeira capacitação deverá ocorrer no dia 9 de novembro, sábado, das 14h às 18h, no Hotel Valerim, que fica na Rua Felipe Schmidt, 705, Centro, Florianópolis.