Uma plataforma colaborativa on-line criada por pesquisadores do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) do IFSC reúne iniciativas de educação inclusiva – e busca por profissionais da área! O objetivo é coletar e socializar essas práticas para auxiliar educadores a aprimorarem suas estratégias pedagógicas.
Continua depois da publicidade
No momento, os organizadores buscam pessoas que possam atuar como “caçadores de inclusão”, ajudando na procura por ações inclusivas. Isso será feito por tipo de público atendido, como altas habilidades, baixa visão e surdo-cegueira, por exemplo. Os organizadores da plataforma entendem como sendo uma prática educacional inclusiva aquela que permite o acesso ao processo de ensino e aprendizagem a todos estudantes.
Também ocorre, segundo eles, quando promove entre todos os que dela participam: colaboração, participação democrática, empatia, ética nas relações, solidariedade, proatividade, respeito à diversidade, cuidado com as pessoas e com o ambiente, sustentabilidade, confiança e cidadania.
Vamos colaborar? Para saber mais e para enviar uma prática de educação inclusiva, visite o site.
Continua depois da publicidade