A partir de agora, pessoas com necessidades especiais, comprovadamente carentes, têm uma forma mais acessível de garantir a gratuidade no transporte coletivo interestadual através do programa Passe Livre, do Ministério dos Transportes.

Continua depois da publicidade

Um novo site permite que tudo seja feito sem sair de casa, pela internet, no endereço portal.transportes.gov.br/passelivre. Para quem ainda não é usuário, mas tem interesse em entrar no Passe Livre, agora é possível fazer a solicitação eletronicamente. Para quem já é usuário ou precisa cadastrar acompanhante, também.

O site, adaptado aos principais padrões de acessibilidade, traz soluções que permitem uma navegação livre e sem limitações às pessoas com deficiência – como leitor de tela para cegos e pessoas com deficiência visual parcial e tradutor de libras para deficientes auditivos. E tudo é pela internet mesmo: desde o preenchimento dos formulários até o envio dos documentos, do atestado médico e da foto 3×4.

Com isso, o interessado pode escolher se vai fazer a solicitação manual, como é feito desde a criação do programa, ou via web. Lembrando que a opção de preenchimento manual utilizada há 17 anos pelo 
programa continuará disponível para quem desejar.

200 MIL BENEFICIÁRIOS

Continua depois da publicidade

Criado em 2007, o Passe Livre emite cerca de 8 mil credenciais por mês. São analisados, aproximadamente, 145 mil processos por ano. Hoje, o programa beneficia 200 mil brasileiros, com potencial para atender a um público de quase 2,5 milhões de pessoas.

Leia mais publicações de Laine Valgas