Trago nesta quarta-feira, o pedido desesperado de alguém que se dispôs a trabalhar na linha de frente no combate ao Covid-19, aqui no Estado, e que, no meio do caminho, teve um incidente. Refiro-me à médica cubana Zuleika Zaias Caballeros: ela veio para o Brasil 4 anos atrás, para trabalhar no Programa Mais Médicos, no Pará.
Continua depois da publicidade
Em 2018, com o rompimento da cooperação internacional pelo Governo de Cuba, muitos médicos cubanos decidiram ficar no Brasil, a exemplo de Zuleika, porque o governo prometeu uma possibilidade de reintegração, ainda que a longo prazo.
Nos últimos dois anos ela ficou desempregada. Até que um Edital do Ministério da Saúde, agora de março de 2020, abriu a oportunidade dos profissionais cubanos que permaneceram no país atuarem no Combate ao Covid-19, pelo Projeto Mais Médicos para o Brasil. Zuleika fez o processo de seleção e passou, para trabalhar em Caçador.
Desvio em Floripa
No último domingo ela veio para Santa Catarina num voo longo – Pará / Brasília / Guarulhos / Florianópolis. Alguém de Caçador viria buscá-la na Capital, no dia seguinte, última segunda-feira.
Quando chegou à Capital, domingo à noite, e foi buscar sua mala de mão no compartimento acima da poltrona, no avião, viu que ela tinha sido levada por outra pessoa. Nesta mala estavam todos os documentos que a médica precisa, pra atuar como médica.
Continua depois da publicidade
Zuleika acredita que tenha sido levada por engano – outra, parecida com a dela, ficou dentro do avião e foi encaminhada ao setor responsável por achados e perdidos, no aeroporto.
Aurélia, nossa leitora que trabalha na Vigilância Sanitária, e estava no aeroporto atuando na triagem de passageiros no domingo à noite, acabou levando a médica e sua filha pra casa – elas estavam com pouco dinheiro, sem conhecer a cidade, apavoradas. E agora estão à procura da mala perdida.
Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro, pode ligar para o (48) 9 9115-0915. Como Zuleika decidiu ficar no Brasil, está impedida de voltar a Cuba por oito anos.