Se todo mês ganha uma cor pra alertar sobre um tema importante, julho vem vestido de verde, numa campanha para conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço. Em Florianópolis, a ação começou ontem no Cepon – e a cidade vai receber ainda outras ações, como palestras de diagnóstico precoce e prevenção, fórum de diagnóstico, encontro de pacientes e apresentação de coral.

Continua depois da publicidade

Com o tema "O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê", o Julho Verde 2019 abre espaço para os pacientes compartilharem suas experiências. Muitos perdem qualidade de vida, têm comprometimento da fala, sequelas psicológicas e funcionais. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a cada ano o Brasil registra 41 mil novos casos de tumores de cabeça e pescoço, que atingem boca, língua, palato, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios da face.

E atenção aos fatores de risco, que estão presentes no dia a dia de todos: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas (independente da periodicidade e volume ingerido) e as infecções por HPV por meio das relações sexuais rotativas e sem preservativos, mesmo no sexo oral. Mais informações no site www.centrodeestudoscepon.com.br.