Já pensou ter um banheiro à disposição em qualquer hora do dia – e que caiba no seu bolso? O empreendedor catarinense Flávio Boabaid teve esta ideia: o Número 1 – Banheiro de Bolso Sustentável. Ele explica que o chama “banheiro do futuro” é excelente para o meio ambiente, pois economiza água, já que dispensa instalação hidráulica e rede de esgoto, assim não há necessidade de descarga das privadas nem torneira para lavar as mãos, que são higienizadas com álcool gel, gerando uma economia de até 30 litros de água a cada usuário.

Continua depois da publicidade

O produto tem o formato de um envelope de 17×17 centímetros e abre como uma carteira. É composto internamente por uma manta de celulose reciclada, que proporciona absorção de até um litro de urina em poucos segundos, livre de odores. É envolto externamente por uma embalagem de plástico reciclado e biodegradável, podendo ser descartado no lixo convencional.

NOVOS ESTUDOS

“O Número 1 já foi testado e aprovado por cadeirantes e idosos, demonstrando que pode ser aproveitado em muitos outros casos em que a pessoa não tenha um banheiro próximo e precise atender sua necessidade de maneira limpa, sem odor e com independência”, explica Flavio.

E tem mais: “Estamos estudando com o departamento de Ciências Agrárias da UFSC e com o Centro de Pesquisas do Exército a colocação de sementes dentro do Número 1, assim, quando a pessoa jogar o produto usado no lixo, na verdade estará plantando uma árvore – isto porque a urina é rica em nitrogênio, ureia, fósforo, fosfato sendo um adubo natural”, completa.

Continua depois da publicidade

Confira mais notícias da Grande Florianópolis​​​​​​​​