Eles formam uma organização sem fins lucrativos de Florianópolis que desenvolve um trabalho muito nobre: incluir pessoas que, de alguma forma, são colocadas à margem da sociedade.

Continua depois da publicidade

Falo do Instituto Compassos, na Lagoa da Conceição, que há 13 anos, entre outras ações importantes, faz a inserção social de jovens e adultos com necessidades especiais _ e que não encontram espaço no mercado de trabalho. E essa turma acaba de conquistar um prêmio internacional: o Lush Spring Prize de regeneração social e ambiental. E esta iniciativa para inclusão de pessoas com deficiência intelectual, inédita no Brasil, foi a única agraciada na América Latina.

Como funciona? O objetivo é a formação agrícola dessas pessoas, de modo que elas tenham oportunidade de trabalho, aprendam de maneira ampla, sintam-se úteis e inseridas na sociedade. A transformação proposta acontece pela prática do trato com a terra, semeadura, colheita e venda para formação de um ofício.

A equipe do projeto é composta por profissionais da pedagogia social, da agricultura biodinâmica, da agroecologia e da produção orgânica. Que tal você ser uma força nesta causa também?

Continua depois da publicidade

É da sua conta!

Desde junho, um convênio com a Celesc permite que a população auxilie o desenvolvimento das ações desenvolvidas pelo Instituto Compassos por meio de doações diretas pela conta de luz. Para isso, basta preencher o formulário, disponível no Instituto, optando por contribuir a partir de R$ 1 (para pessoa física) e R$ 5 (pessoa jurídica), mensalmente. Fazendo isso, você estará ajudando o financiamento de bolsas de estudos e outras causas sociais da entidade.

Ah, importante: a qualquer tempo o doador pode suspender o débito mensal. Vamos ajudar? Informe-se ligando para o (48) 3232-6188 ou 99975-2613 e também acessando o site.

​Confira mais notícias da Grande Florianópolis​