“A Ilha também cantava Samba de Terreiro!”. Com esse tema, as mais de 40 pessoas que integram o projeto Samba de Terreiro Florianópolis levarão para a Escadaria do Rosário, no centro, além de seu repertório tradicional, os sambas que fizeram parte da história da Capital de Santa Catarina. É nesta segunda, 25 de fevereiro, das 18h às 20h.
Continua depois da publicidade
Artistas e coordenadores do projeto, que têm encantado a população local e turistas, se debruçaram na pesquisa e nos ensaios de sambas de terreiros e de quadras que fazem parte da história da nossa música – muitas delas ainda são desconhecidas do público.
Entre os nomes de compositores que serão homenageados está o de Abelardo Henrique Blumemberg, conhecido como Avez-vous. Ele foi o autor dos versos “quem vem lá, de vermelho, amarelo e branco; levantando a poeira do chão, é a Copa Lord do Morro da Caixa…”, que virou hino da Copa Lord, escola que ele fundou em 25 de fevereiro de 1955. Um dos destaques do Samba de Terreiro, inclusive, é a presença, desde o começo, dos integrantes da Velha Guarda da Copa.
Também serão cantadas composições do poeta Cláudio Alvim Barbosa, o Zininho, autor da belíssima Rancho de Amor à Ilha, e que escreveu muitos sambas. Para que o público acompanhe e conheça as músicas, durante a apresentação na escadaria são distribuídas cópias de um caderno com as letras. Será uma verdadeira aula gratuita e de valorização do nosso samba e da nossa cultura. Bora participar? Para saber mais, é só acessar Samba de Terreiro.
Continua depois da publicidade