A chuva, talvez muitos de nós não saibam, é um dos fatores que acabam desencorajando as pessoas de irem até um Hemocentro mais próximo e fazer sua doação de sangue.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
E, neste sentido, trago um alerta importante. Enquanto a chuva prevista para estes dias vem como boa notícia para muitas regiões de Santa Catarina, onde a estiagem castiga sobretudo rios e a agricultura, por outro lado, segundo a coordenação de comunicação do Hemosc, aqui no Estado, nos diz que são os dias em que menos doadores comparecem às unidades – e estamos com estoques em baixa, principalmente os tipos O positivo e O negativo.
E em tempos de coronavírus, a seleção de candidatos à doação de sangue fica ainda mais criteriosa: pessoas que foram infectadas pelos coronavírus ficam inaptas a doar por um período de 30 dias, após a completa recuperação; aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que deram positivo para o vírus, ficam inaptos a doar por um período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas; e quem permaneceu em isolamento voluntário, ou indicado por equipe médica, devido a sintomas de possível infecção, precisam esperar 14 dias para doar sangue.
Continua depois da publicidade
Além disso é preciso ter entre 18 e 69 anos, boas condições de saúde e pesar acima de 50 quilos.

Lembrando que as doações devem ser agendadas, você deve ir sozinho e que o Hemosc toma todas as medidas de segurança com relação à prevenção ao coronavírus.
> O que você precisa para poder doar sangue
As orientações completas, inclusive sobre o Hemocentro mais próximo da sua casa, estão no site: http://www.hemosc.org.br/
Leia também:
O que causa as espinhas internas e qual a melhor maneira de eliminá-las?
Sinais que indicam que a gestante está começando o trabalho de parto
Saiba como funciona uma vacina
Conheça os benefícios da vitamina D para a saúde muscular e dos ossos