Receber o diagnóstico do câncer é de grande impacto para o paciente e sua família. Quando é com uma criança, o processo se torna ainda mais complicado. Anualmente, segundo o INCA, são diagnosticados 12 mil novos casos de câncer infantojuvenil no Brasil. Em grande parte das situações, o tratamento inclui quimioterapia, radioterapia e até mesmo transplantes. Durante esse processo, além das medicações, dores, enjoos e intercorrências, eles precisam lidar com a queda do cabelo, o que acaba afetando muito a autoestima dos pequenos e muitos chegam a deprimir.
Continua depois da publicidade
Pensando em trazer mais leveza e quem sabe “arrancar” um sorriso dessas crianças, o Instituto Bem Viver, de São José, criou o projeto “Juju: fios de amor”, que produzirá perucas de lã de diversos modelos como as das princesas dos contos de fadas e super-heróis.

A inspiração do projeto é em homenagem à Júlia Bernardes Almeida, que foi vítima da leucemia – e amava sua peruquinha de Rapunzel.
Todas as perucas serão confeccionadas no próprio Instituto Bem Viver, sempre às sextas-feiras, com a supervisão e aula da artesã Rosinéia Neves, criadora da primeira peruca e que se propôs a ser voluntária e ensinar cada detalhe de seu trabalho lindo e minucioso. Todos os fios de amor serão produzidos por mulheres que já venceram o câncer ou estão na luta, assim como as crianças que irão receber, porém, todo material que será utilizado na produção das perucas será arrecadado através de doações. Quem quiser ajudar, seja com doação de lã e linhas ou com trabalho voluntário na produção, pode entregar e visitar o Instituto Bem Viver na rua Sete de Setembro, nº 52, Kobrasol, São José. Mais informações através do telefone (48) 3035 5124.
Continua depois da publicidade