Já estamos em clima de carnaval e, se tem preparo para folia, tem que haver também para prevenção. Bom lembrar que este é um período considerado crítico nos Hemosc's de todo o país, em função da ausência de doadores voluntários e aumento da demanda por bolsas.
Continua depois da publicidade
Por isso, já está nas ruas a Campanha "Eu dou o Sangue", que está em busca de doadores para ajudar no abastecimento dos bancos de sangue de todo o Brasil. A campanha, que acaba de começar, vai até 20 de fevereiro – véspera do Carnaval. A expectativa é alcançar até 6 mil doadores externos, que se somariam aos mais de 9 mil funcionários do Santander Brasil ( autor da Campanha) que doaram na última edição de 2019.
O objetivo é ampliar a base de participantes na ação e divulgar a importância do tema. Atualmente o índice de pessoas que doam sangue constantemente no Brasil é de 1,8%, percentual que pode ser aumentado para até 3%, segundo indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Quatro vidas

O tempo médio de doação é de 40 minutos e a cada bolsa de sangue doada, é possível salvar até quatro vidas. Somando todas as quatro edições e, considerando essa conta, o Santander calcula que já foram salvas mais de 122 mil. Para orientar os interessados em doar, o Banco criou um site.
Nele é possível encontrar todas as condições gerais, de saúde e de comportamento, necessárias para realizar uma doação – também é possível fazer a busca de hemocentros em todos os estados do Brasil.
Continua depois da publicidade