Ela é uma doença genética e sua principal característica é o acúmulo de secreções espessas nas vias condutoras de órgãos e sistemas, especialmente os pulmões. Estima-se que afete cerca de 3 mil pessoas no Brasil (70 mil pessoas no mundo!). Não existe cura para a fibrose cística, mas avanços recentes na área permitem que os pacientes vivam por mais tempo e com muito mais qualidade.

Continua depois da publicidade

E é sobre isso que vai tratar o 3º Encontro Multidisciplinar para Conscientização da Fibrose Cística, uma promoção da Udesc. Tudo será no dia 5 de setembro, entre 8h e 12h, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde do Esporte (Cefid), no bairro Coqueiros, em Florianópolis.

As atividades são gratuitas e abertas ao público, com inscrições no local. A ideia é explicar diferentes aspectos da doença para pais, alunos e profissionais. O evento inclui palestras sobre temas como ventilação não invasiva, internação, gastronomia e cuidados na escola, além de depoimentos familiares e oficina de brinquedos terapêuticos. Mais informações pelo telefone (48) 3664-8602.

Continua depois da publicidade