Nesta quinta-feira, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes –  uma forma de chamar a atenção da população para os riscos da doença que atinge 13 milhões de pessoas apenas no Brasil e registrou aumento de 60% nos diagnósticos entre 2006 e 2016. E, apesar dos vários problemas já conhecidos decorrentes da doença, como os cardiovasculares e renais, o que muitos não sabem é que os olhos podem ser grandes prejudicados pelas altas concentrações de glicose no sangue.

Continua depois da publicidade

As doenças oculares diabéticas incluem um grupo de patologias que pode afetar gravemente a visão e inclusive levar à cegueira, caso não identificados precocemente. De acordo com nosso leitor, o médico oftalmologista Ernani Garcia, diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), o exame oftalmológico anual em pacientes com diabetes é de extrema importância.

“Muitas vezes, o diabetes está bem avançado e o paciente não percebe, por causa do local em que a retina está acometida. Esses pacientes podem apresentar retinopatia diabética em fase mais avançada, mas como a parte principal da retina (mácula) não está afetada, eles ainda continuam enxergando bem. Quando o médico vai examiná-los no consultório, já é difícil salvar o olho”, explica. 

Atualmente o tratamento das alterações oculares devido ao diabetes, principalmente da retinopatia diabética, está muito avançado. Existem novos medicamentos, novas técnicas cirúrgicas e aparelhos mais potentes para realizar as cirurgias de retina – porém o melhor ainda é a prevenção.

E já que o tema da Campanha neste ano é  “A Família e a Diabetes”, converse sobre o assunto em casa: esse bate papo pode salvar muitas vidas.

Continua depois da publicidade

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

​Acesse as últimas notícias do NSC Total