Além dos sintomas mais comuns do novo coronavírus, como febre, tosse, dores no corpo e dificuldade para respirar, a conjuntivite também pode estar presente como manifestação da doença. É o que aponta artigo da Academia Americana de Oftalmologia, divulgado recentemente.
Continua depois da publicidade
A conjuntivite causada pelo novo coronavírus é semelhante à maioria das conjuntivites virais, com sintomas de olho vermelho, sensação de areia nos olhos e lacrimejamento. Sendo assim, além da transmissão via gotículas de saliva por ocasião da fala, tosse e espirro e até mesmo pela respiração, o novo coronavírus pode também ser transmitido pelos aerossóis da conjuntiva ocular e lágrimas.
O olho (além da mucosa da boca e nariz) pode também ser a porta de entrada da infecção, quando as pessoas tocam objetos e superfícies contaminadas com o vírus e levam as mãos aos olhos, relata a médica oftalmologista Cláudia Nascimento, diretora clínica do Hospital de Olhos de Florianópolis.
“É importante que as mãos estejam sempre limpas. Mas mesmo assim devemos nos policiar para não levar as mãos aos olhos, não apenas devido ao novo coronavírus, mas para evitar outras contaminações”, completa a médica.
Continua depois da publicidade