Em razão da pandemia do Novo Coronavírus, a Prefeitura de São José elaborou um plano de contingência para enfrentar o possível surgimento de pacientes contaminados com o Covid-19. O Município vai disponibilizar, a partir desta segunda-feira (16), uma central de triagem 12 horas, que poderá ser ampliada para 24 horas conforme a necessidade, para atender pacientes com suspeitas de contágio.
Continua depois da publicidade
O local definido foi o Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI) e os atendimentos serão iniciados a partir desta semana, com data a definir. Segundo a secretária de Saúde, Sinara Simioni, a estrutura da rede municipal está toda mobilizada.
“A partir desta semana, os profissionais serão devidamente capacitados e a Central estará em funcionamento oferecendo serviços de farmácia e acolhimento diário, com equipes médicas e de enfermagem”, destaca, lembrando que as Unidades Básicas de Saúde disponibilizarão até dois meses de medicamentos de uso contínuo a fim de reduzir a circulação de pessoas nestes locais.
Quando a Central estiver em funcionamento, todos os pacientes com sintomas da Covid-19 ou de outras doenças respiratórias deverão ser atendidos nessa unidade para evitar o contágio de outras pessoas. O cidadão que buscar atendimento nas Unidades de Saúde, receberá uma máscara, será orientado e encaminhado à Central.
Reforçando: são tidos como caso suspeito pessoas que apresentem os sintomas de tosse, febre acima de 37,8, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, dificuldade para respirar, cansaço, dores musculares e que viajaram recentemente ou tiveram contato com alguém que viajou.
Continua depois da publicidade