Na última sexta-feira, trouxe aqui a indignação de leitores que formam uma comunidade nas redes sociais que passa de 5 mil pessoas – todas de Santa Catarina e com uma mesma reclamação: segundo eles, o aumento abusivo na fatura de energia elétrica. A Juliana Santos, do Bairro Ceniro Martins, em São José, por exemplo nos contava que sua fatura, que sempre vem em torno dos R$ 168, chegou agora num valor que passa dos R$ 1000,00. Assim como ela, temos muitas, mas muitas reclamações, no mesmo sentido. Pedimos um retorno da CELESC, que diz o seguinte: “No caso da leitora em questão, houve erro mesmo e o valor, se já pago, será ressarcido. Em relação às demais manifestações de consumidores sobre a fatura de energia emitida neste mês de janeiro/2019, a Celesc informa que não houve cobrança adicional ou erro no processamento de dados no faturamento da Empresa. O aumento na conta de luz para muitos clientes se deve, em grande parte, ao maior consumo de energia registrado nos últimos meses, especialmente pelo uso de equipamentos eletrônicos, como ar-condicionado, em períodos de temperatura elevada. A Celesc reitera que a tarifa de energia elétrica da companhia não é reajustada desde agosto/2018 e orienta que os clientes confiram atentamente o histórico de consumo e o período de apuração da leitura na fatura recebida”, completa a Companhia.
Continua depois da publicidade
O que fazer agora?
Ao saber deste comunicado, a maioria dos consumidores que me procuraram ( e põe gente nisso!) ficou inconformada. O que fazer agora? Uma das saídas é procurar o Procon mais próximo e solicitar ajuda para entender o que aconteceu ou, se for o caso, pedir a retificação da conta. O de Santa Catarina, no Centro de Florianópolis, abre das 12h às 18h e o telefone é (48) 3224-4676. Outra opção é ligar para o 151.