Sabe quando o seu grande sonho realiza o de outras pessoas também? Nossa leitora, Mirela Gonçalves, moradora de Florianópolis, entende bem disso. Um ano atrás, depois de se formar como arquiteta, ela enfim conseguiu montar seu próprio espaço de Arquitetura, o Studio Afeta —que nasceu com um propósito maior: o de transformar espaços de locais carentes, pela Grande Florianópolis, usando a psicologia ambiental e com a ajuda do voluntariado.

Continua depois da publicidade

Assim surgiu o Afeta Social, que logo recebeu sua primeira demanda: o Lar A.M.A.R, em São José, uma Casa de Acolhimento que abriga crianças que aguardam na fila por adoção ( todas foram encaminhados pelo Poder Judiciário, por estarem em situação de vulnerabilidade e risco social). E o que ela fez por lá, com o apoio de gente do bem, é de impressionar….

Um mundo melhor é para todos””

O desafio de Mirela, que tem 33 anos, era transformar um espaço sem uso da Casa Lar numa biblioteca para a garotada. “Foram meses de muito trabalho! Elaborei um projeto detalhado contemplando as necessidades das crianças e as possibilidades do lugar. Junto ao projeto, realizamos oficinas com os abrigados que possibilitaram aos voluntários conhecê-los melhor — e eles se mobilizaram na construção de tudo. Junto a isso, fomos atrás dos recursos e de pessoas dispostas a ajudar na execução da obra. Tivemos muita sorte em encontrar pessoas e empresas dispostas a colaborar de diversas formas e nosso desafio foi organizar e unir todos esses esforços para dar vida ao novo espaço” conta a moça.

Deu muito certo: o antes e depois já diz tudo! E o resultado inspira novas ações neste ano: “minha ideia é executar dois projetos em 2018. O próximo, que lançaremos em março, vai criar uma sala de estar e uma brinquedoteca na A.M.A.R. Depois, abriremos espaço para outras instituições que necessitem da nossa ajuda. Um mundo melhor deve ser para todos e todos podem fazer sua parte nessa transformação”, completa. Para saber mais sobre o Afeta Social escreva para o e-mail: afetasocial@gmail.com ou acesse a página Studio Afeta nas redes sociais. Orgulho mostrar tua história aqui, querida: você nos representa!

​Leia todas as colunas da Laine Valgas​

Continua depois da publicidade