Hoje, 29 de de agosto, é Dia Nacional de Combate ao Fumo e, para reforçar a campanha, tem ação especial no Hospital Universitário, em Florianópolis. Professores e alunos do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NET-Tab) oferecerão de graça o Teste de Fagerstrom, que mede o grau de dependência de nicotina com base em uma série de perguntas sobre o tabagismo, além de orientação para quem quer deixar o cigarro.
Continua depois da publicidade
Outra atividade prevista é a distribuição de certificados simbólicos de ex-fumantes para aqueles que já estão há mais de seis meses sem fumar. Haverá, ainda, distribuição de mensagens de incentivo: a pessoa poderá pegar uma mensagem ou levar para um conhecido fumante. Todos serão convidados também a enviarem mensagens via celular para amigos fumantes, incentivando-os a deixar o hábito.
Em tempo: o tabagismo está na origem de 90% de todos os casos de câncer de pulmão – entre os 10% restantes, 1/3 é dos chamados fumantes passivos – no mundo, sendo responsável por ampliar em cerca de 20 vezes o risco de surgimento da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil soma mais 28 mil novos casos de tumores pulmonares ao ano.
Além disso, o mau hábito aumenta as chances de desenvolver ao menos outros 13 tipos de câncer: de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, intestino, rim, bexiga, colo de útero, ovário e alguns tipos de leucemia. Melhor parar, né?
Confira mais notícias da Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade