A pandemia do Coronavírus e as medidas tomadas pelo Governo têm feito muitas instituições pararem suas atividades nestes próximos 30 dias. Mas o Coree Music Institute, que desenvolve um projeto de música para 200 alunos, entre 4 e 16 anos de idade, em Joinville, e buscou outra forma para atender as crianças e os adolescentes: orientou os professores (a maioria de outras cidades e estados) a seguirem com as aulas online. A prática têm motivado as crianças, pois perceberam que as tardes da família e dos vizinhos ficaram mais leves em época de confinamento. “Eu estava ansioso, mas depois que falei com meu professor via Skype foi muito legal. A aula foi bem produtiva, pois com a orientação dele fica mais fácil estudar. Estou bem contente por termos essa opção”, diz Cauê Bilk Neves, de 11 anos.

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“Ouvir uma boa música é respirar com leveza, é trazer paz para si! Se desligar dessa enxurrada de informações que acaba trazendo muito stress. A música deixa as tardes e a vida mais leve”, completa Alselena Bilk Neves, mãe do Cauê.

Segundo Sergio Ogawa, Diretor Artístico e Maestro do Coree, é importante que a prática continue. Afinal, os jovens já integram a Orquestra Infantojuvenil da instituição e a pausa poderia impactar a volta dos alunos em suas atividades.

O professor de violoncelo Samuel Pessatti mora em Curitiba, no Paraná, e resolveu montar um estúdio em sua casa para atender os estudantes, sem perder a qualidade, online. Só ele tem 18 alunos. “A nossa turma já utilizava ferramentas de ensino a distância como método complementar para acompanhar o desempenho dos alunos no estudo diário, pois as aulas são semanais. Obviamente a aula presencial, em especial no ensino de música, é mais completa. No entanto, o recurso online irá preencher essa lacuna de maneira satisfatória”, completa Samuel.

E para que todos seus alunos tivessem a oportunidade de continuar, Samuel foi além: levou instrumentos de Curitiba a três alunas de Joinville que não tinham para fazer a prática. “As aulas à distância, em especial de música, são de extrema importância para que os alunos se mantenham ocupado e menos estressados devido ao confinamento. É um momento ainda de proporcionar aos vizinhos a possibilidade de ouvir boa música, reduzindo assim o sentimento de solidão de toda a comunidade. Em momentos de dificuldade, a arte tem um poder reconfortante incrível”, completa.

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Sobre o Coree Music Institute

O Coree Music Institute foi criado em 2016 como uma entidade privada, sem fins lucrativos, que fomenta a educação, a cultura e a inovação. Atende atualmente 200 crianças de 4 a 16 anos, todos bolsistas, sendo 50% deles com bolsa integral, garantindo o estudo da música erudita também para crianças da rede pública escolar, de baixa renda. Assim que são selecionados em processo seletivo no início do ano, os alunos passam a receber formação em violino, viola, violoncelo, flauta doce, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompa e percussão erudita. Para os pequenos, de 4 a 6 anos, as aulas são de musicalização infantil, introdução ao violino e introdução à percussão erudita.

Com um corpo docente de excelência, o CMI já formou sua primeira orquestra, a Orquestra Infantojuvenil, e tem como meta formar a Orquestra Jovem (2025) e a Filarmônica Profissional (2030). O plano de formação dos alunos tem duração de nove anos, onde são preparados para aprimorar suas técnicas em universidades de referência no exterior.