Em comemoração ao aniversário de três anos, o projeto Leia Mulheres Joinville irá voltar a realizar encontros literários, agora em formato online. Em julho, o clube irá debater a obra “O olho mais azul”, o primeiro romance da aclamada escritora americana Toni Morrison. Publicada em 1970, o livro conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra que sonha com uma beleza diferente da sua. Poderosa reflexão sobre raça, classe social e gênero, “O olho mais azul” é uma leitura atemporal e necessária.
Continua depois da publicidade
Os debates mensais serão realizados, de forma temporária, a princípio via plataforma Jitsi Meet. No mês de julho, o encontro do grupo – que tem como objetivo propor ações para inclusão da presença da mulher no mercado editorial –, acontece no dia 25/7 (sábado), pontualmente às 15h30 (entrada na sala virtual às 15h20). A mediação será feita pela jornalista Marcela Güther. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas preenchendo formulário online neste link : https://forms.gle/mqtSf6zdTcP9vPpg7.
PROGRAME-SE
Confira a nova programação dos encontros virtuais do Leia Mulheres Joinville em 2020. Os demais livros que compunham a grade do ano serão encaixados em nossa lista de leitura de 2021.
Continua depois da publicidade
•25/7 – “O olho mais azul”, da Toni Morrison
•29/8 – “A falência”, da Júlia Lopes de Almeida
•26/9 – “O deus das pequenas coisas”, da Arundhati Roy
•31/10 – “Distância de Resgate”, da Samanta Schweblin
•21/11 – “Mulheres e caça às bruxas”, da Silvia Federici
•12/12 – “Enterre seus mortos”, da Ana Paula Maia
SOBRE O LEIA MULHERES
O Leia Mulheres é um movimento nacional que existe desde 2015 e objetiva incentivar uma luta, cada vez mais compartilhada, para empoderar mulheres escritoras que sobrevivem a um mercado editorial com preponderância de vozes masculinas. No Brasil, o movimento, criado em São Paulo há quatro anos, já abrange mais de 120 cidades, sendo sete catarinenses: além de Joinville, há clubes de leitura de autoras em Florianópolis, Blumenau, Lages, São José, Balneário Camboriú e Itajaí.