Octavio Loyola considera-se inserido na chamada "Outsider Art", expressão moderna da "Art Brut", concebida por Jean Dubuffet em 1945, para designar a arte produzida por criadores livres da influência de "estilos oficiais". Dubuffet teorizava que o artista outsider é o autodidata que desenvolve uma arte criativa, sem influência da arte erudita, ou mesmo da arte popular tradicional. O gênero responde a uma forte motivação interior, e muitas vezes utiliza materiais e técnicas inéditas e improváveis.

Continua depois da publicidade

A arte outsider hoje está inserida no mercado internacional de arte e faz parte das exposições da Bienal de Veneza, evento mais importante do mundo na arte. Octavio Henrique Loyola Lobo, em suas obras nesta exposição, inspira-se no rosto feminino, que considera a forma mais bela que existe.

A "Urgência em Criar" vem do sentimento do artista em pintar e desenhar desde criança. Criava em quadrinhos, personagens, personalidades, mundos e histórias próprias.

O artista lamenta não poder produzir o tempo todo, pois a criatividade é algo que transborda e é difícil de guardar. Nesta exposição, disponível para visitação até final de janeiro no Garten Shopping, em Joinville, os tamanhos, materiais e cores em suas obras variam, buscando mais que tudo, satisfazer a sua própria vontade de criar. Satisfazer sua urgência em criar.

Continua depois da publicidade

Agende-se

O que: Exposição "A Urgência em Criar" de Octavio Henrique Loyola Lobo

Quando: até 31 de janeiro

Onde: Garten Mais, no Garten Shopping

Quanto: Gratuito