A preparação de uma Orquestra Filarmônica para Joinville ganhou um novo passo com a criação da marca “Musicarium – Academia Filarmônica Brasileira”. Ela nasce do Coree Music Institute, braço do grupo Coree que desde 2017 oferece aulas de música para crianças e adolescentes de Joinville — todos eles com bolsas de estudo parciais ou integrais. O objetivo é, a curto prazo, ter orquestras profissionais em Joinville — os alunos mais velhos já formam grupos que, já no início do ano, antes da pandemia, ofereceram um grande espetáculo para a cidade.
Continua depois da publicidade
A mudança da marca, segundo o Conselho de Administração, apoia-se no conceito de responsabilidade formadora da academia como um espaço que desenvolve jovens talentos musicais e tem o objetivo de ser um centro de formação de orquestra. As aulas, que ocorrem nas instalações da Escola Internacional do Grupo Coree, no bairro Anita Garibaldi, no futuro ganharão espaço próprio.
A intenção é também construir um Concert Hall no local, onde Joinville poderá assistir não só às apresentações das orquestras jovens formadas pela Musicarium, mas também a outros espetáculos musicais. O Conselho de Administração, presidido por Ernesto Heinzelman, destacou que o Musicarium é agora uma instituição independente, que tem o Coree Excellence Center como mantenedor, mas que está criando uma identidade própria para o objetivo final, de ensinar música e formar orquestras.
A Musicarium Academia Filarmônica de Joinville continua sendo dirigida pelo maestro Sérgio Ogawa. Atualmente, cerca de 200 alunos estão recebendo formação em música e, com a transição de marca e de espaço, a ideia é ampliar o projeto para atender até 500 alunos. Mesmo com a pandemia, as aulas continuaram por meio do ensino à distância e, recentemente, os alunos com mais de 14 anos voltaram ao ensino presencial para algumas aulas, como piano, e para ensaios de conjuntos.
Continua depois da publicidade
Em agosto, o maestro visitou alguns alunos em casa para incentivar no ensino à distância
Nesta quinta-feira (22), aliás, eles se apresentarão ao lado do barítono Douglas Hahn em uma homenagem aos profissionais de saúde de Joinville. Em uma apresentação feita especialmente para o momento, tocarão no Hospital São José.