Nesta terça-feira, 19, às 19h, a Essaé Cia, de Joinville, ensinará a fabricar Bonecos de Luva em uma live em sua página no Facebook. O professor será o artesão Muriel Szym, da Ambar Artes — que fará diversas lives nas próximas semanas, ensinando a fazer desde bonecos simples para fazer em casa a outros mais complexas e específicos.

Continua depois da publicidade

Chamado no Brasil de fantoche, o boneco de luva é o mais praticado no mundo. É conhecido como guignol na França, punch na Inglaterra, karspel na Alemanha e pulcinnella Itália. No Brasil, desenvolveu-se na forma do mamulengo do Nordeste.

Por seu caráter popular, o boneco de luva criou uma linguagem própria preferindo a rua como seu teatro. Exige muito do marionetista, que deve manipular e interpretar, às vezes, dois personagens ao mesmo tempo.

A Essaé Cia está realizando duas lives por semana. Nesta quinta-feira (21), às 19h, haverá um papo ao vivo com Paulo Martins Fontes, da Cia Gente Falante Teatro de Bonecos, de Porto Alegre (RS). Ele foi o diretor do espetáculo "Fadas", da Essaé Cia.

Continua depois da publicidade

Oficina de bonecos de luva:

Materiais necessários para confecção dos bonecos: 1 bola de isopor de 6cm, 1 garrafa pet, EVA ou tecidos diversos, e cola quente.

*Atenção pais e responsáveis: devido ao uso de tesouras e outros periféricos pontiagudos, cola quente e demais materiais, é necessário acompanhamento em casa com as crianças menores.