Na exposição “O Grande Veleiro”, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco da vida e obra de Arthur Bispo do Rosário (Japaratuba/SE, 1909 – Rio de Janeiro/RJ, 1989).

Continua depois da publicidade

Dividida em núcleos autoportantes, a mostra apresenta os módulos: “Correntes Marítimas do Conhecimento”, “Mapa da Passagem de Bispo pela Terra”, “Lounge de Leitura”, exibição do filme “O Prisioneiro da Passagem” e Espaço do Brincar com “A Caixa dos Escolhidos”. A visitação ocorre até dia 27 de março, no Sesc Joinville (Rua Itaiópolis, 470).

Na cela de um hospício carioca, Arthur Bispo do Rosário construiu um universo à parte. Durante cinquenta anos, criou bordados, assemblages e objetos, compondo um mundo lúdico num manicômio regido pelo controle. Driblou o sistema psiquiátrico e desfiou o próprio uniforme do hospital para reutilizar a linha em bordados de uma rara delicadeza naquele cotidiano. Na falta de um mundo melhor, decidiu inventar um universo particular, perfeito, ainda que em miniatura.

Para ele, tratava-se de uma obra ditada por anjos, para ser apresentada a Deus no Juízo Final. Para vários críticos, no entanto, era pura arte, que representaria o Brasil na Bienal de Veneza de 1995 e até hoje corre o mundo em prestigiosos museus internacionais, atraindo públicos emocionados*.

*Trecho do livro “Arthur Bispo do Rosário, o Senhor do Labirinto”, de Luciana Hidalgo.

Continua depois da publicidade

Serviço

Onde: Galeria de Arte do Sesc Joinville

Horário: 20h

Visitação: até 27/03, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h

Agendamento de grupos e escolas: (47) 3441.3319 ou E-mail: sandra.8570@sesc-sc.com.br ou erik.12274@sesc-sc.com.br