Vanitas, nas artes, é um tipo de obra de arte simbólica especialmente associada com o gênero de pintura Still-life (Natureza-morta). A palavra em latim significa "vacuidade, futilidade", na história da arte é interpretada como vaidade, e pode ser compreendida como uma alusão à insignificância da vida terrena e à efemeridade da vaidade. Este é o tema da nova exposição individual da artista visual Juli Rossi, que segue até dia 21 de maio na Galeria de Arte do Garten Shopping. A exposição "Vanitas", apresenta trabalhos que destacam a visão da artista sobre uma verdade por vezes desconcertante: a única certeza da vida é o fim. Este fim, aqui, é representado por caveiras, que são elementos simbólicos sobre a morte e estão presentes nos trabalhos de Rossi. A curadoria é assinada por Marc Engler.

Continua depois da publicidade

A artista começou a desenhar muito cedo, quando criança copiava histórias em quadrinhos, criava cenários com fadas e cavalos-mulheres.

A visitação é gratuita, e o horário é o mesmo de funcionamento do shopping.

Continua depois da publicidade

Formação de Plateia

Na tarde do dia 12 de abril, às 15h, no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC, a Escola Bolshoi apresenta o espetáculo gratuito de “Formação de Plateia”. Crianças da rede pública de Joinville, Centro de Educação Infantil e Escolas de Dança, já agendados previamente com a instituição, vão prestigiar um lindo espetáculo preparado especialmente para a ocasião. Na formação de plateia há uma interação com o público visando estimular o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro. Através desses estímulos e reflexões, a plateia se familiariza com a linguagem cênica.

Warung Day Festival

Neste sábado ocorre em Curitiba o Warung Day Festival, reunindo uma constelação de estrelas da música eletrônica mundial. Entre os nomes estão Albuquerque, Conti & Leozinho, Danee & Edu Schawrtz, Gabe, Gui Boratto, Anna, Dj Koze, e muito mais. Uma seleção de 23 artistas escalados para a 6ª edição do Warung Day Festival que acontece na Pedreira Paulo Leminski em Curitiba (Rua João Gava, 970). Abertura dos portões ocorre às 12H. Tem ingressos no site www.warungdayfestival.com.br.

Músico Ricardo Ledoux aposta em financiamento coletivo

Investir em cultura e apoiar projetos artísticos é mais fácil do que parece. Em muitos casos, o que separa apoiadores e artistas é apenas um clique. Com a criação e o fortalecimento de plataformas online de financiamento coletivo, como o Catarse, é possível contribuir com iniciativas em várias áreas e com diferentes valores. Para quem aprecia boa música, uma opção é o projeto de financiamento coletivo do músico joinvilense Ricardo Ledoux. Desde o final de março ele vem buscando o apoio da comunidade, antigos fãs, amigos e novos seguidores para a gravação de um EP, o “Afetos”, com cinco canções autorais inéditas. As contribuições, a partir de R$ 15, podem ser feitas até o dia 2 de junho no site www.catarse.me/ricardoledoux.

Ricardo Ledoux
O músico Ricardo Ledoux trabalha no EP “Afetos” desde janeiro, e conta com o apoio de financiamento coletivo. (Foto: Gabriel Silva)

Continua depois da publicidade