A Escritora, arterapeuta e professora de Artes Miriam da Rocha, abriu no último dia 7, a exposição ARBOREM HOMINUM, na Galeria de Artes do Garten Shopping (sala ao lado da Loja Centauro). A mostra reúne 17 colagens em diferentes tamanhos, onde Miriam reflete na relação da árvore com a vida do planeta, a artista também apresenta uma instalação repleta de poemas, que complementam suas árvores. A mostra poderá ser visitada até o dia 07 de abril. Haverá também um coquetel para convidados no dia 16 de março às 19h30.

Continua depois da publicidade

Com curadoria de Luciano Itaqui, Harborem Hominum, O Homem Árvore é um projeto que surgiu em 2015 mais precisamente, Miriam é apaixonada pelas árvores e por tudo o que elas nos trazem de bom durante toda a sua existência, a artista gosta de desenhá-las do seu jeito, em 2015 quando se recuperava de uma cirurgia, começou a receber revistas em sua casa. Inicialmente através de uma assinatura que havia cancelado, porém outra editora começou a enviar outras até o final de 2018.

Miriam conta que "O volume de revistas tornou-se grande, então comecei a pensar nas imagens prontas que elas trazem com novos significados. Uni meu amor pelas árvores e minha reflexão sobre o que a humanidade está fazendo com o planeta para transformar em algo artístico e significativo. Busquei Frans Krajberg como referência, visto que este artista, falecido em 2017, buscava associar sua arte à defesa do meio ambiente; Henri Matisse, com suas colagens na fase final de sua carreira; além do colega e artista joinvilense Luciano da Costa Pereira, que trabalha imagens recortadas com maestria".

Escritora Miriam
Miriam Aparecida da Rocha Joaquim, tem entre suas obras, A Menina e o Lápis, Uma Casa no Meio da Rua, No Sítio da Dona Filó, e Uma História Desencantada, e administra o Blog Opinião de Arte por Miriam da Rocha. (Foto: Divulgação)

Árvore é abrigo, é alimento, é sombra, é cura, é frescor, é proteção, é livro, é caderno, é brinquedo, é arte… Árvores são famílias de diferentes etnias. Não há discriminação entre elas. Quando importadas se dão bem com as nativas. As maiores protegem as menores. As menores ajudam a alimentar as maiores. Suas conexões ajudam no equilíbrio do planeta. Assim deveria ser com os seres humanos. E para homenagear as mulheres no mês que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, Miriam traz um trabalho que enaltece a essência feminina.

Continua depois da publicidade

Serviço:

Exposição ARBOREM HOMINUM da artista Miriam da Rocha, com Curadoria de Luciano Itaqui

Onde: Galeria de Arte do Garten Shopping, na sala ao lado da Loja Centauro.

Visitação gratuita até 07 de abril