Depois das apresentações do Animaneco do último fim de semana, o Festival de Teatro de Bonecos de Joinville segue até próximo dia 30, e nesta segunda-feira, às 14h, a programação segue com a Abertura de Malas – Mestres do Teatro de Bonecos Popular Brasileiro, com o educador popular Walter Cedro, do Distrito Federal. 

Continua depois da publicidade

Fundador e coordenador do grupo Mamulengo sem Fronteiras, Walter é ator, diretor, músico, educador popular e pesquisador do teatro de bonecos popular brasileiro. Ganhou vários prêmios, entre eles Taxaus, Moreira Franco de Culturas Populares e prêmio de melhor ator de teatro de rua no Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba -SP.

Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia.

E a partir das 20h, ocorre apresentação do espetáculo O Barquinho Amarelo, do Grupo Eranos Círculo de Arte de Itajaí-SC.

O Barquinho Amarelo faz uma ponte entre gerações, traz ao público brincadeiras, imagens e sonoridades da infância no interior, atravessada por aquilo que é original em todas as crianças de todas as épocas e de todos os lugares – o universo imaginativo! Indicado para crianças a partir de 1 ano, conta com dramaturgia original inspirada no livro homônimo de Iêda Dias da Silva, referência na alfabetização em escolas públicas no Brasil, nas décadas de 70 a 90.

Continua depois da publicidade

Já na terça-feira, a partir das 14h, a Abertura de Malas fica por conta do Mestre Chico Bento, do Ceará.

Nascido no dia 08 de março de 1956, tocador de banjo e sanfona. Chico Bento começou aos 10 anos de idade a construir seus próprios “caretas”, bonecos pequenos feitos de uma madeira “mais fajuta”. Aos 15 anos passou a construir bonecos com melhor acabamento e passou a se apresentar pelas redondezas, acompanhado pelo pai, que fazia o acompanhamento musical durante as apresentações. Além dos bonecos, sua brincadeira é composta por imitações de alguns personagens famosos, como Carlitos.

O espetáculo da terça, a partir das 20h, é “Sacy Pererê – A Lenda da Meia-Noite, da Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre-RS, com uma peça de teatro de sombras para crianças corajosas e adultos curiosos a partir dos 6 anos de idade.

A montagem é inspirada no primeiro livro editado por Monteiro Lobato, no ano de 1918, chamado Sacy Pererê – O resultado de um inquérito, onde coleta depoimentos de populares e intelectuais sobre o diabinho perneta. Os sombristas contam essa história de suspense em que um viajante é assombrado pelo Sacy e perde todas as suas coisas. Para continuar a sua viagem ele terá que provar sua coragem caçando o diabinho perneta.

Continua depois da publicidade

Você acompanha o festival de teatro de bonecos de Joinville pelo link no Youtube do Animaneco.