Depois de Itajaí e Balneário Camboriú, o espetáculo pernambucano “O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas”, será apresentado pela primeira vez em Joinville, no dias 14 e 15 de agosto. A peça da Trupe Ensaia Aqui e Acolá (Recife-PE), é inspirada em um romance escrito em 1909 à 1912, e conta a trágica história de amor de Clotilde, emparedada viva pelo pai, por engravidar do galante Leandro Dantas. Todas as sessões do espetáculo contarão com intérprete de libras para espectadores surdos e somente a sessão especial (dia 15, às 14h30), terá áudio-descrição para cegos.
Continua depois da publicidade
As sessões são gratuitas e ocorrem no Teatro Juarez Machado (Anexo Centreventos Cau Hansen). A história da jovem é uma das lendas que fazem parte do imaginário recifense baseada na obra "A emparedada da Rua Nova", do escritor pernambucano Carneiro Vilela. O espetáculo trabalha elementos do teatro e do circo para contar sua própria versão, com desfecho diferente da obra original, com direito a referências à cultura pop e ao imaginário popular. A classificação etária é de 11 anos e a duração da peça é de 1h15.
Intercâmbio
Além da apresentação e da oficina, a Trupe Ensaia Aqui e Acolá, fará no dia 17 de agosto, às 10h, um encontro para intercâmbio com grupos de teatro locais, no Galpão de Teatro da AJOTE (Cidadela Cultural Antárctica). Nele, os grupos poderão trocar experiências sobre os seus processos de criação artística, gestão e sustentabilidade para a manutenção de seus trabalhos.
Continua depois da publicidade
Interlúdio Canções Brasileiras
Dia 29 de agosto, às 20h, na Sociedade Harmonia Lyra (Rua XV De Novembro, 485), mais uma edição do Interlúdio, desta vez Canções Brasileiras. Sob direção cênica de Lucas David, subirão ao palco o barítono Douglas Hahn, o pianista Matheus Alborguetti, o acordeonista Fabrício Dalprá, o violonista Evandro Albino e o percussionista Lucas Machado. Contará também com a participação especial do Coral Arte Maior, sob a regência da musicista Katia Siqueira. Ingressos antecipados no site www.eventbrite.com.br
Exposição Açores: A Literatura Desenhada – última semana
Esta é a última semana para visitação em Joinville da exposição "Açores: a Literatura Desenhada", na Biblioteca do Instituto Internacional Juarez Machado (Rua Lages, 994). Pela primeira vez no Brasil as obras do veterano pintor, ilustrador, escritor e professor açoriano Tomaz Borba Vieira, estão expostas ao público gratuitamente até domingo, dia 18. Mas antes de retornarem ao ateliê do artista, no Arquipélago dos Açores, todos os 42 trabalhos serão apresentados também em Florianópolis, no Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura, de 29 de agosto à 9 de setembro numa promoção conjunta da Fundação Catarinense de Cultura/Governo do Estado e Instituto Internacional Juarez Machado.

Apresentação de Brasilidades Jazz na 33Arthouse em Joinville
A 33 Arthouse tem o prazer de receber em sua programação musical o duo formado pelo pianista brasileiro Paulinho Garcia e o saxofonista cubano Lorenzo Vistel. O duo fará interpretações do cancioneiro brasileiro e seus principais compositores como Tom Jobim, João Donato, Toninho Horta entre outros. O evento ocorre neste sábado, às 22h, na 33 Arthouse (Rua Bento Gonçalves, 33, bairro Glória). Ingressos antecipados no site www.galeria33.com.
Continua depois da publicidade