A cantora Da Lou apresenta na noite desta sexta-feira, ás 20h, um pocket show para apresentar seu mais novo trabalho, o EP Setembro Amarelo, e na sequência, às 22h, em seu canal do Youtube, será lançado o vídeo clipe da música “Decisão”.
Continua depois da publicidade
A emblemática 11 de setembro, que jamais será esquecida pela humanidade, foi a data escolhida pela cantora e compositora Da Lou, de Joinville, para lançar o seu primeiro EP, embalado pelo videoclipe do single “Decisão”, com cenas cotidianas das ruas de Nova Iorque, gravadas por ela, em uma viagem recente.
Setembro Amarelo é como é chamado o mês da campanha nacional de prevenção ao suicídio, na qual costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela.
O dia 10 de setembro também foi instituído, em 2003, como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. E foi em uma viagem a Nova Iorque, em um período em que Da Lou enfrentava um silencioso, mas massacrante período depressivo, que renasceu a força necessária para retomar o caminho e a direção. Nova Iorque teve esse impacto em Da Lou justamente pelo ataque de 11 de setembro de 2001, que pôs ao chão as torres gêmeas, matando mais de três mil pessoas. Diante do monumento que homenageia as vítimas do atentado, Da Lou decidiu VIVER.
Continua depois da publicidade
Por todas essas razões, setembro foi o momento escolhido pela cantora e compositora para lançar o trabalho.
“E eu queria lançar, também, no Setembro Amarelo, porque o amarelo é a cor que está me dando mais alegria, mais força para viver; porque também é o mês do meu aniversário; e porque eu fui lá, no Memorial das Vítimas do 11 de Setembro, e aquilo me tocou demais”, conta Da Lou.
Na viagem, em que foi levada pela mãe aos Estados Unidos, o confrontar-se com um monumento em homenagem aos que pereceram no ataque teve um efeito de reforçar, nela, o desejo por retomar a Vida. “Isso me deu mais força ainda, e eu pensei ‘eu preciso decidir viver’, porque essas pessoas (vítimas do 11 de setembro) não tiveram escolha, e eu tenho essa escolha. Então eu decidi viver, eu tomei essa decisão”, relata.
E justamente por isso, “Decisão” é o single que Da Lou decidiu lançar e enviar as emissoras de rádio e também para as plataformas digitais de música, para a divulgação do EP “Setembro Amarelo”.
Continua depois da publicidade
Mas quem pensa que tudo é fácil, engana-se. Produzir e lançar um trabalho musical tem seus obstáculos e, via de regra, os custos não são baixos. Foi aí que entraram em cena os amigos e parceiros de Da Lou, além do talento artístico da cantora – que também é professora de Artes Visuais – para produzir a parte gráfica do EP e o trabalho de vídeo. “Eu estou fazendo tudo sozinha. A arte da capa foi eu que fiz, e o clipe também fui eu que gravei e editei, e tudo vai ser lançando no dia 11 de setembro”. relata.
Já na parte musical, Da Lou conta que o EP contou com a produção das meninas na banda Napkin, Natana Alvarenga e Kimberly Neves, e de Nathan Ricardo, que, na época, atuava no estúdio Toca, em Jaraguá do Sul.
“Eu fiz este EP em 2018. Só que no final daquele ano, eu fui diagnosticada com Ansiedade e Depressão, e caí em depressão em 2019. Eu estava afastada e ainda estou em tratamento. Só que agora eu estou me sentindo mais forte”, conta Da Lou.
Ela reforça que o lançamento acontece neste momento justamente porque este mês o Setembro Amarelo, contra o suicídio, contra a depressão, e seu EP trata muito disso, com as músicas que o compõem, que têm os nomes de “Decisão”, “Tento Ser Forte” e “Velho Novo Lar”.
Continua depois da publicidade
Este trabalho, o EP “Setembro Amarelo” é fruto das experiências dolorosas vividas pela cantora e compositora, resultado de um quadro de Depressão que enfrenta nos últimos anos. O caminho para voltar a viver plenamente não foi e não está sendo fácil, mas a Arte também serve para amparar nesses momentos. E com a sua música, Da Lou quer falar para as pessoas que não é fácil enfrentar um quadro depressivo e, mais ainda, sair dele. “E agora senti que preciso falar sobre esse assunto. As pessoas precisam ter a consciência de que isso não é brincadeira, e quem tiver passando pelo o mesmo que eu, que elas vejam que podem decidir, sim, viver”, afirma a cantora.
Decisão já toca também na programação da Rádio Atlântida Joinville, no quadro Paredão, com o espaço para as bandas locais de Joinville e região.
QUEM É DA LOU:
Louise Cristine Ferreira Machado, ou simplesmente Da Lou, nasceu em 1983 e cresceu no Rio de Janeiro/RJ. É graduada Artes Visuais pela Univille, de Joinville, para onde mudou-se ainda jovem. Multitalentosa, Da Lou é cantora, compositora, artista plástica e professora de Artes. A carreira de cantora foi iniciada aos 17 anos, em espaços dedicados à música. Nesta área, atuou no Coral da Univille, como 2º contralto, de 2005 a 2007. Da Lou também viveu a experiência de ter sido a primeira artista a participar, em 2012, do projeto “Fábrica de Sonhos”, promovido pelo produtor musical Rick Bonadio, e ali gravou o seu primeiro single, “A Noite”.
Desde então, participou do programa “TV Xuxa” (Rede Globo), no quadro de calouros, em outubro de 2013. E participou das audições do concurso “The Voice Brasil”, em 2014. Em janeiro de 2015, participou do programa Patrola – Verão, da Rede Globo, representando a região norte de Santa Catarina, no quesito talentos da música.
Continua depois da publicidade
Durante toda a sua carreira, também se apresentou em casas noturnas e realizou shows em eventos e espaços musicais, acompanhada somente com seu violão, ou com banda de apoio. Entre as composições autorais disponíveis nas plataformas musicais, estão “A noite”, “Perdi meu Tempo” e “Outra Vez”. A partir deste dia 11 de setembro, com o lançamento do EP “Setembro Amarelo”, a playlist ganha o reforço de “Decisão”, “Tento Ser Forte” e “Velho Novo Lar”.