Quem está retomando sua carreira e vem com disco novo é a banda joinvilense 9 De Espadas. Criada em 2008 por Evandro Rathunde (guitarra e vocal), Deocar Carara (baixo e backing vocal), Fernando Machado (guitarra e teclados) e André Vailati (bateria), a banda já tem no currículo os álbuns “Entre Cafés e Cigarros”, lançado em 2008, que o grupo considera seu marco zero, e “O que vem Depois”, de 2011.
Continua depois da publicidade
A boa recepção de “Entre Café Cigarros” levou a 9 de Espadas para a tocar na Rádio Atlântida e a cair na estrada. Foram dezenas de shows nos três Estados do Sul, em apresentações solo e abrindo para Paula Fernandes, Zé Ramalho, Cidadão Quem, Pouca Vogal e Acústicos e Valvulados, entre outros.
Em 2011, o quarteto aumentou a repercussão com o segundo disco, “O que vem Depois”, produzido por Duca Leindecker (Cidadão Quem, Pouca Vogal) e que conta com a participação especial de Humberto Gessinger tocando gaita de boca na faixa “Um Dia Frio”. O líder dos Engenheiros do Hawaii ainda daria de presente à banda “Delivery”, música que virou single em 2014 e conta com Fernando Deluqui (RPM) nas guitarras. Foram mais turnês pelo Sul e a presença contínua na Rede Atlântida.
Após dois singles postados diretamente nas plataformas digitais, o grupo joinvilense decidiu-se pela parada estratégica, cada um focado em seus projetos pessoais, e interrompida agora com o lançamento de “III”.
Em meio ao medo do contágio pelo Covid-19, a crise generalizada provocada pela pandemia o embate das forças ideológicas que dividem o país, o terceiro disco da banda 9 de Espadas parece um sopro de ar fresco.
Continua depois da publicidade
Com 16 faixas, e três anos de muito trabalho, o disco “III” é um triunfo pessoal para o quarteto nesta retomada da carreira.
“Chegamos a ter cerca de 30 músicas para este álbum, pois, mesmo com a parada, nunca admitimos que a banda acabou ou paramos de compor”, diz Deocar, baixista da banda.
A postura mais feroz e positiva influenciou inclusive na escolha do repertório. E é por isso que estão lá faixas como “A Vida é Assim”, “Me Dê Atenção”, “No Espaço”, “Em tuas Mãos” e “Tudo ao Contrário”, diretas, ríspidas e, ainda assim, amorosas.
Vídeoclipe
Para acompanhar o lançamento de “III”, a 9 de Espadas providenciou um videoclipe para “Quando Você Sorri”. O clima da música cai como uma luva no oceano de imagens captadas pela câmera de um amigo da banda, que gravou a si e à namorada no catamarã construído por ele. Além dos registros afetuosos do casal às voltas com o barco, o vídeo – disponível há duas semanas no YouTube – traz imagens da natureza exuberante da região de Porto Belo (SC).
Continua depois da publicidade
“Temos planos de fazer algumas produções caseiras para complementar esse disco”, revela o baixista Deocar. Segundo ele, estar presente nas plataformas digitais, munindo-as com vídeos e regravações (especialmente do primeiro disco), é a forma que banda encontrou de suprir a impossibilidade de divulgar o novo disco com shows.