A partir desta semana inicia em Joinville, o projeto colaborativo “Arte na Quarentena”, onde um grupo de artistas visuais joinvilenses se uniram através da sua arte, para levar um pouco de solidariedade e carinho para as comunidades periféricas da cidade. Durante um mês, obras de arte produzidas um pouco antes, e durante o período da quarentena, serão comercializadas no site www.euearte.com.br, tudo o que for arrecadado com a vendas das obras, será revertido para aquisição de produtos de higiene, insumos e material de limpeza, visando assim amenizar a desigualdade e muitas vezes a falta de atendimento dessas comunidades mediante a pandemia do coronavírus e a Covid 19. Especialistas afirmam que a doença Covid 19 terá um impacto mortal nas áreas sem saneamento básico e onde a oferta de serviços de saúde é mais escassa.
Continua depois da publicidade
Com curadoria e produção de Rodrigo Domingos e apoio da Voük Comunicação, RD Comunicação, Galeria Virtual Eu E Arte, Atêlie Coletivo Gisele Borges, Funcionárias e Conecta Projetos da ACIJ, o grupo pretende entregar tudo o que for arrecado e convertido, para a Associação dos Moradores do Bairro Itinga (AMORABI), os moradores do Jardim das Oliveiras em Araquari, e também para as entidades cadastradas no “Conecta Projetos” da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ), que conecta projetos às empresas, mobilizando recursos para a transformação social.
Antes mesmo de iniciar oficialmente a campanha, o coletivo já conseguiu arrecadar 1000 frascos de álcool em gel, produzidos pela Catarinense Pharma, além de máscaras de pano, produzidos pela marca Funcionárias, que é especialistas em resignificar materiais têxteis que não são mais utilizados, gerando impacto sócio ambiental, através do feito a mão e com o coração.
AMORABI- Associação de Moradores do Bairro Itinga e os moradores do Jardim das Oliveiras em Araquari
Em 17 de maio de 1981, um grupo de moradores do bairro Itinga decidiu criar uma Associação de Moradores com o objetivo de reivindicar melhorias para o bairro. Na época as principais dificuldades enfrentadas pelos moradores eram: a regularização dos loteamentos, a falta de saneamento básico, posto de saúde, escola, linha de ônibus, posto policial, telefone público, entre outros. Assim surgiu uma das primeiras Associações de Moradores de Joinville, a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga – AMORABI.
Continua depois da publicidade
Em 2019, a Amorabi completou 38 anos de existência desenvolvendo continuamente atividades comunitárias divididas em sete departamentos, com ênfase para: Educação, Assistência Social e Cultura.
Relação de Artistas participantes do projeto Arte na Quarentena
Anderson Alberton – @sodeleve
Andressa Corrêa – @andressacorreafotografia
Andrey Roca – @andreyrocaart
Bilbo – @brunobilbo
Camila Rosa – @camixvx
Daniel Machado – @fotografodaniel
Denise Schlickmann – @deniseschlickman
Fox Malinoski – @foxmalinoski
Gabriel Silva – @gabstorm
Gisele Borges – @giseleborgesceramics
Gôri – @i.gor.i
Heloisa Steffen – @heloisasteffenceramica
Irmãos Feitosa – @irmaosfeitosa
Jackson Nessler – @jacksonnessler
Jan M.O – @jan.m.o
Jonca – @jonca1455
Juliana Rossi – @julirossi.art
Luciane Sell – @lucianeselldasilva
Marc Engler – @marcengler
Marcia Lepage – @malepage
Márcio Paloschi – @marciopaloschi.av
Mariê Balbinot – @mariebalbinot
Mathias Albert – @mathiasalbert
Paulo Agostini – @pauloagostini
Pedro Holderbaum – @pedroholderbaum
Renata Lepage – @lepage_photo
Rita Camanho – @camanhorita
Rodrigo Madruga – @soumadruga
Ronaldo Diniz – @ronaldo.diniz.353
Rosilene de Souza – @rhosilenesouza
Thaiz Zafalon – @tttzafalon_
Wagner Herbst Padilha – @w.h.p.arts
Wesley Satiro – @wesleysatiro
Vitória Caroline – @kaia.kaiala
SERVIÇO
O quê: Projeto “Arte na Quarentena” – A arte salvando vidas
Duração: Até o dia 12 de junho – Sexta-feira
Vendas das obras pelo site: http://www.euearte.com.br
Instagram: @arte.naquerentena
Fan Page: Arte na Quarentena