Comemorar a dedicação e o trabalho dos profissionais da área de fundição faz parte da história e da tradição da Escola Técnica Tupy (ETT) em Joinville. Há 40 anos a instituição homenageia os trabalhadores do setor e promove, em dezembro, a tradicional Festa do Fundidor. Neste ano, em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus que impede a realização de eventos públicos e aglomerações, a celebração não poderá seguir os moldes tradicionais.
Continua depois da publicidade
“A Festa do Fundidor já é um marco na cidade e faz parte do calendário anual, pois representa a integração, o congraçamento e o respeito a uma classe. Neste ano, infelizmente, não será possível sua realização, mas publicamente queremos destacar essa história, a presença e a colaboração de todos os trabalhadores que durante esses 40 anos estiveram conosco. Queremos ainda agradecer aos nossos patrocinadores, que nos apoiam em todas as edições”, ressalta a coordenadora do evento e professora da ETT, Maria Inez Reinert.
Realizada anualmente desde 1979, a Festa do Fundidor ocorre sempre na primeira quinzena de dezembro. O mês foi escolhido em função do Dia de Santa Bárbara – padroeira dos profissionais da área de fundição – festejado em 4 de dezembro. Neste ano, excepcionalmente, a 41ª edição do evento teve de ser cancelada como medida preventiva contra a disseminação da Covid-19.
O evento reúne anualmente cerca de mil participantes. Além de ser um momento para diversão, alegria, chope e muita conversa, a festa é uma oportunidade para homenagear um trabalhador com o título de Fundidor do Ano. Escolhido por uma banca constituída pelos homenageados dos anos anteriores, o eleito recebe um troféu e um diploma em agradecimento aos serviços prestados à indústria de fundição.
Continua depois da publicidade
