Foi por volta de 1850 que uma grande casa foi construída em São Francisco do Sul/SC. Com diversas palmeiras traçando o caminho para a porta principal, o espaço, hoje, é conhecido como Casarão das Palmeiras, o grande protagonista do espetáculo A CASA, que estreia dia 2 de novembro e segue com apresentações até o dia 24, todos os sábados e domingos, às 20h, com entrada gratuita (confira o serviço completo abaixo).
Continua depois da publicidade
Ao cruzar as portas do Casarão, o público é convidado a mergulhar em várias histórias, de diferentes épocas da cidade, que se misturam num jogo entre realidade e ficção. Ele vai percorrer as diferentes salas do Casarão, especialmente montadas para essa peça que provoca diferentes sensações – desde animadora e de expectativa até àquelas que te deixam em dúvida, que incomodam e que fazem, por diferentes momentos, as pessoas refletirem sobre o que foi feito e o que está sendo feito no Brasil como um todo. São 200 anos impressos nas paredes, no teto, no chão, nas portas e em cada detalhe que há na casa – muitos objetos da época guardados -, construindo o cenário desse espetáculo que aborda muito as relações interpessoais, permeando sob o ponto de vista feminino da época, e que se confunde com os tempos atuais.
A CASA é mais do que uma peça de teatro. É uma ocupação e revitalização de um patrimônio cultural, um presente para a cidade e para a população. “O espetáculo une a arte teatral e a memória de gerações que passaram por este casarão histórico. Foram muitas lembranças compartilhadas. Muitas reais e outras que estão no imaginário da comunidade. Por meio da pesquisa fui montando esse quebra cabeça que dialoga com os ‘tempos’ das pessoas”, explica Jeanine Rinhow, uma das idealizadoras do projeto.
A CASA é apresentada pela Tecer Teatro, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.
Sinopse do espetáculo
Continua depois da publicidade
Clóvis, o mordomo de Madame Gilda, recepciona e guia o público por esta trama percorrendo diferentes épocas e cômodos do Casarão das Palmeiras. Antigas histórias que ali aconteceram, são entremeadas com a ficção e apresentadas por personagens que se cruzam pela casa, levando a plateia a vivenciar as emoções e sensações dessas memórias.
Serviço
O quê: Espetáculo A CASA
Onde: Casarão das Palmeiras – Alameda Ipiranga, 88 – bairro Rocio Grande. São Francisco do Sul/SC;
Quando: de 2 a 24 de novembro de 2019, sábados e domingos, às 20h
Entrada gratuita
Sessões com acessibilidade à comunidade surda – dias 8, às 19h30, 9 e 10 de novembro, às 20h
Sessões com acessibilidade à comunidade cega – dias 22, às 19h30, 23 e 24 de novembro, às 20h
Sessões dirigidas à estudantes da rede pública (mediante prévio agendamento) de terça a sexta feira, às 19h30
Classificação: 18 anos
Festival Brasileiro de Hemerocallis
No último sábado, dia 26, ocorreu a cerimônia de abertura do 18º Festival Brasileiro de Hemerocallis, na Agrícola da Ilha (Rua Tenente Antônio João, 4257, Jardim Sofia), em Joinville. No evento foi homenageado Raul Cânovas, um dos mais importantes paisagistas nacionais da atualidade. O Festival vai até fevereiro de 2020, e os visitantes podem conferir os tradicionais jardins de hemerocallis, os Sunpatiens, que compõe o Jardim do Sol, o novo Jardim das Tropicais, onde helicônias e outras espécies estarão exibindo sua primeira temporada de floração, a Trilha Ecológica, Campos de Cultivo, Espaço do Colecionador, e muito mais.
Continua depois da publicidade
“Diálogos Urgentes de Cinema”, nesta terça-feira em Joinville
Nesta edição do projeto, ocorre a exibição do filme "Parquelândia", que acompanha o cotidiano de trabalhadores e trabalhadoras de um parque de diversões itinerante que atravessa o sertão do Piauí e Pernambuco, e revela as condições precárias de trabalho a que essas pessoas estão submetidas.
Após a exibição, haverá uma roda de conversa com convidados ligados ao tema. Patrícia Becker, Luiz Gustavo Assad Rupp, Lucas David, Jurandir de Oliveira Junior, e para mediar a conversa, Elizabete Tamanini. O evento acontece nesta terça-feira, no Teatro do Sesc (Rua Itaiópolis, 470 – América), a partir das 19h. A entrada é franca, sem a necessidade de retirada de ingressos (sujeito à lotação).