Na segunda-feira, 9 de março, o público de Joinville está convidado a prestigiar os eventos comemorativos ao aniversário de 169 anos da cidade.

Continua depois da publicidade

A programação inicia às 9h com a Homenagem ao Imigrante, que acontece na Casa da Memória, anexa ao Cemitério do Imigrante (rua XV de Novembro, 1000 – Centro).

Neste ano, a homenageada será a imigrante suíça Veronika Vogelsanger. Nascida em 1821, na pequena comunidade de Beggingen, no Cantão de Shcaffhausen, chegou a Joinville em 1852, acompanhada do marido e seus dois filhos.

Na época, o local era ainda um pequeno vilarejo no meio da mata tropical e do mangue, com cerca de 700 habitantes, senso a maioria imigrantes europeus. A família se estabeleceu em um lote no interior da Colônia Dona Francisca, atual bairro Vila Nova, e dedicou-se à agricultura.

Em 1859, Veronika ficou viúva e mudou-se para outro lote na Estrada dos Morros, onde até hoje vivem seus descendentes. Na propriedade maior e com terra mais fértil, dedicou-se ao cultivo de cana-de-açúcar e à produção de melado, cachaça e açúcar mascavo.

Continua depois da publicidade

Mais tarde, os filhos se mudaram para Curitiba em busca de novas oportunidades de trabalho. Ao retornarem, investiram em uma serraria movida à água, existente até hoje.

Veronika Vogelsanger faleceu em 5 de maio de 1899, aos 78 anos e está sepultada no Cemitério do Imigrante de Joinville.

A solenidade terá a presença do prefeito Udo Döhler, de autoridades e familiares da homenageada.

Haverá, também, a participação especial de músicos da Banda do 62o Batalhão de Infantaria de Joinville (62o BI) e um recital com os pianistas Luiza Hille Silvestre e Gabriel Hille Silvestre, alunos da Escola de Música Villa-Lobos, integrante da Casa da Cultura de Joinville.

Durante o evento, a rua XV de Novembro, no trecho entre as ruas Expedicionário Holz e Blumenau, estará com trânsito em meia pista e deverá ser liberada por volta das 10h.

Continua depois da publicidade

Desfile Cívico

Às 17 horas, na avenida Beira Rio, acontece o momento solene da programação alusiva aos 169 anos da cidade, o desfile de aniversário.

As forças de segurança também estarão presentes com seus veículos e equipamentos, representadas pelos Bombeiros Voluntários de Joinville, pelotão do 62o Batalhão de Infantaria (62o BI), Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Departamento de Trânsito (DETRANS).

Como fica o Trânsito

A partir das 12h o trânsito no entorno do Centreventos Cau Hansen será controlado e, a partir das 15h30, as ruas do entorno serão interditadas, incluindo a Hermann August Lepper, José Vieira (Beira Rio) e Marcos Weltmuth. Os desvios poderão ser feitos pelas ruas Dona Francisca e Orestes Guimarães.

A concentração dos participantes acontecerá a partir das 16h e o desfile iniciará pontualmente às 17h.

Continua depois da publicidade

O trânsito voltará gradativamente ao normal logo após o término do desfile, previsto para as 19h. Durante todo o período, agentes do Detrans estarão na região orientando o trânsito.