Durante a infância, é comum que as crianças explorem assuntos diversos que elas já ouviram falar, incluindo a sexualidade. Quando algum pequeno aparece e fala que “está namorando”, os pais precisam cuidar com as reações para explicar o que isso significa, de forma que não afastem o filho ou a filha.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Mesmo que a primeira reação de um responsável seja pensar “mal saiu das fraldas, não sabe fazer nada sozinho”, é importante ouvir o que a criança tem a dizer para orientá-la da melhor forma. Por isso, a indicação aos pais é que questionem sobre essa relação, mas com tom de abertura para a criança sentir confiança nessa conversa.

Assim, os pequenos podem dizer o que entendem por “namorar” e cabe aos pais explicar que há diferença entre “gostar” e “namorar”. Além disso, dar espaço para o sentimento deles também é importante, e a mãe e o pai precisam compreender que é comum as crianças buscarem proximidade com outras crianças. No entanto, cabe aos responsáveis explicar que isso não é necessariamente namorar.

Veja o vídeo da coluna:

Leia também

Preço dos ovos de Páscoa aumenta até 35% em supermercados de SC

Continua depois da publicidade

8 vantagens dos peixes como animais de estimação

7 mitos e verdades sobre consumo de alimentos