Na busca pela retomada do setor e para oferecer apoio aos artistas e produtores, o Teatro Carlos Gomes lança um projeto inédito em Blumenau, o edital de ocupação do auditório Heinz Geyer 2022, para a retomada dos eventos artísticos e culturais na cidade.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

O objetivo é selecionar projetos artísticos para apresentações no ano de 2022 e ofertar espaços gratuitamente. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais.

— Queremos apoiar todos que estão envolvidos no nosso meio. Os dois últimos anos foram difíceis e essa é uma forma de fazer com que os artistas voltem aos palcos, e que o público também se adapte ao novo normal que estamos vivenciando — comenta o presidente do teatro, Ricardo Stodieck.

Ao todo, serão seis datas pré-estabelecidas para o ano de 2022.

Continua depois da publicidade

Podem se inscrever no edital propostas de evento como mostras, apresentações, espetáculos, entre outras ações que promovam a reflexão e a difusão das seguintes linguagens artísticas: música, artes visuais, dança, artes cênicas, letras, audiovisual, patrimônio cultural, cultura popular, entre outras.

— Os selecionados utilizarão o espaço do Teatro Carlos Gomes com isenção dos custos de locação e manutenção. Em contrapartida, devem promover ações artístico-culturais com acesso gratuito para a comunidade ou fazer a cobrança de ingressos a preços populares, que se entende até o valor de R$ 30 — ressalta a diretora do teatro, Elisete Beck.

Podem participar do edital pessoas físicas, maiores de 18 anos e/ou responsáveis legais domiciliados em Blumenau, pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, cuja finalidade estatutária esteja contemplada na arte e na cultura, devidamente registradas também no município-sede do Teatro Carlos Gomes.

As propostas inscritas serão analisadas por uma comissão de seleção designada pela Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes.

Continua depois da publicidade

Segundo o secretário de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Ramos, a proposta do Teatro Carlos Gomes vai ao encontro do que o município tem feito com relação a retomada da economia.

— O setor cultural movimenta a economia da cidade. É uma forma de também voltarmos, com os devidos cuidados, a frequentar esse e outros espaços culturais. De igual forma também estamos nos espaços públicos repensando e fazendo os ajustes necessários para voltarmos a atender a demanda cultural. Vemos a importância desse momento, principalmente para os artistas que precisam de espaços como esse para promover seu trabalho. O palco é um local sagrado. Estar no Carlos Gomes é um orgulho e valorizar os artistas locais nessa casa é mostrar a importância que a cultura tem no fazer diário da nossa cidade — finaliza.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de novembro, clicando aqui.

Leia também

10 parques e mercados públicos estão projetados para Blumenau e região

Laboratório Hemos de Blumenau é vendido por R$ 35 milhões a gigante nacional da medicina

3 em cada 4 catarinenses são favoráveis ao passaporte da vacina, mostra pesquisa

Sommerfest Blumenau 2022 vai exigir passaporte da vacina