A campanha Setembro Amarelo, que ocorre há cinco anos no Brasil, é um importante instrumento de conscientização para a prevenção ao suicídio, que cada vez cresce mais. Até agosto deste ano, foram registrados 400 casos de suicídios em Santa Catarina e 2.678 tentativas. Dados da Organização Pan-Americana de Saúde apontam que 800 mil pessoas morrem por esta causa. Números que assustam.

Continua depois da publicidade

Com o apoio do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), várias ações são realizadas para alertar a população. Entre as causas do suicídio estão os transtornos mentais como a depressão, bipolaridade e uso de substâncias tóxicas, sem contar que com a pandemia e o isolamento, a situação piorou.

Falar sobre ele ainda é tabu, mas precisa deixar de ser, pois a prevenção é única solução efetiva e conversar com quem precisa é necessário. Não somente em setembro, mas sempre.

Estar atento aos sinais como o isolamento, depressão, mudanças marcantes de hábitos é muito importante. Aconselhar a procura de ajuda profissional e avisar familiares e amigos de quem mostra estes sinais faz toda a diferença.

O CVV também oferece apoio 24 horas, gratuitamente, pelo telefone 188, por e-mail e pelo site.

Continua depois da publicidade